Últimas Notícias

"Sucessoras" de Chana, goleiras Babi e Mayssa falam da paixão pelo handebol






É pegar a bola e pronto!” A paraibana Mayssa não precisa de muitas palavras para definir sua função em quadra. Não importa se com a mão, o pé, a barriga ou até mesmo a cabeça, a goleira tem de defender sua meta. Ela e Babi não medem esforços para guardar bem o gol da seleção brasileira de handebol. Contra grandes adversárias de arremessos potentes, elas “explodem”, crescem para fazer defesas incríveis e vibram quando recebem uma bolada. Como vibram! Um êxtase similar ao de marcar um gol. A dor fica para depois. A dupla tem uma missão maior: dar sequência ao histórico de grandes goleiras brasileiras, que se iniciou com Chana Masson.

"A Chana é minha inspiração no handebol. Desde pequena a via jogando e tinha o sonho de ir para as Olimpíadas com ela, consegui realizar isso em Londres (no ano passado). Ela foi muito importante na minha vida para eu chegar a ser profissional" - disse Mayssa.

Tetracampeã dos Jogos Pan-Americanos, Chana está à frente da seleção desde 1998, disputando as últimas quatro Olimpíadas. Ela foi a primeira brasileira se aventurar no handebol europeu e foi eleita a melhor goleira do Mundial de 2011, realizado no Brasil. Aos 34 anos, a jogadora ainda está ativa, defende o dinamarquês Randers e tentará defender a seleção nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. É cedo para dizer se ela conseguirá se manter em alto rendimento, a goleira não está no atual elenco verde-amarelo. Certo é que Chana não deixará seu posto órfão. Babi e Mayssa despontam como grandes herdeiras.

"É um orgulho ser sucessora da Chana. Ela tem uma história no handebol brasileiro que nenhuma jogadora tem até hoje. Temos uma relação de amizade muito boa. Mas não estou aqui para substituí-la, quero encontrar meu espaço. Quero ser a Babi."

A goleira de 26 anos, que defende o austríaco Hypo, já deixou a sua marca na seleção. Durante o Mundial de 2011, ela arriscou um arremesso da sua área e conseguiu fazer um gol no último segundo, garantindo a vitória brasileira sobre a Tunísia. Na mesma competição, ela repetiu a dose diante da Costa do Marfim. Só que gols de goleiras são raros. Babi e Mayssa estão acostumadas a sofrer com as boladas, mas gostam disso.

"Gostamos de tomar pancada. Não é loucura. É paixão. Se estamos tomando bolada é porque estamos fazendo bem nosso trabalho. Já fiquei com olho roxo, dor de cabeça, mas convivemos com isso. São ossos do ofício" - diz Babi, que foi parar no gol aos 12 anos por ser muito ruim na linha e adorou a mudança.

"Nunca desmaiei, mas já levei muita pancada na cabeça e na barriga de ficar uns minutos zonza. É assim mesmo. Leva na cabeça, na barriga, mas o importante é pegar a bola (risos). Goleiro é uma posição especial. Precisa ter muita coragem" - completa Mayssa.

A paraibana de 28 anos, que agora defende o russo Dinamo Volgorad, precisou de coragem para assumir ser bissexual durante os Jogos de Londres, assim como precisou ser destemida para trocar sua terra natal pela Europa com apenas 20 anos e sem escala em equipes do sul ou do sudeste do Brasil, que têm mais força no handebol nacional.

Mayssa, aliás, já tem um título de campeã mundial, só que no handebol de praia. Ela esteve no time brasileiro que levantou a taça no Mundial de 2006, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi nas areias que a goleira, fã de Taffarel, deu seus primeiros passos na modalidade. Só que o desejo de disputar as Olimpíadas a levou para as quadras.

Fonte: Marcos Guerra/Globoesporte.com
Foto: Marcos Guerra 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar