Últimas Notícias

Sabine Heitling e Idalto Rodrigues são flagrados no doping








O escândalo de doping que abalou o atletismo mundial chegou ao Brasil, mas com impacto menor. As estrelas nacionais estão limpas, ao contrário de Tyson Gay e Asafa Powell, mas dois brasileiros tiveram resultado analítico adverso em seus exames antidopings: o maratonista Idalto Rodrigues e Sabine Heitling, recordista sul-americana dos 3.000m com obstáculos. Nenhum deles tinha índice para disputar o Mundial de Moscou, entre 10 e 18 de agosto. Os casos foram divulgados nesta terça-feira pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que suspendeu preventivamente a dupla. Os dois têm 14 dias para requerer um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Sabine foi pega em teste feito no Troféu Brasil de atletismo, no início de junho. Na ocasião, a atleta se tornou campeã nacional dos 3.000m com obstáculos, mas perderá seu título. Sua amostra “A” acusou a presença da substância proibida Metilhexaneamina (Estimulante - S6). Campeã pan-americana em 2007 e medalhista de bronze na mesma competição em 2011, Sabine não solicitou a análise da amostra “B” dentro do prazo estabelecido pela Wada (Agência Mundial Antidoping) e também teve sua justificativa negada pela CBAt.

Idalto, por sua vez, falhou no teste antidoping da Maratona de Brasília, no dia 5 de maio. Seu exame apontou a presença das substâncias proibidas Amfepramona, Etilaminopropiofenona e Etilnorpseudoefedrina (Metabólitos da Amfepramona) e OH-isopropil-bis-nor-sibutramina e OH-ciclobutano-bis-nor-sibutramina (metabólitos da Sibutramina).  O atleta não apresentou justificativas nem solicitou a análise da amostra “B” no prazo estabelecido.

Veja o comunicado da CBAt sobre o doping de Sabine Heitling:
  
A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta informar que o laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede no Rio de Janeiro, RJ, comunicou a esta entidade, no dia 27 de junho de 2013, que identificou, na amostra de urina "A" da atleta SABINE LETÍCIA HEITLING (RS), coletada no dia 07 de junho de 2013, na cidade de São Paulo, SP, durante o XXXII Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a presença da substância proibida Metilhexaneamina (Estimulante - S6).


Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/IAAF, a atleta foi comunicada em 28 de junho de 2013 do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, coletada no evento acima, pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas para a CBAt no dia 05 de julho de 2013 e não requereu o exame da amostra "B" de sua urina no prazo determinado pelas Regras da IAAF.

 A CBAt não aceitou as explicações da atleta, tendo comunicado este fato a mesma em 15 de julho de 2013 em função desses fatos, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo a atleta provisoriamente a partir de 15 de julho de 2013, tendo a mesma 14 dias a contar desta data para solicitar o seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, ainda em conformidade com as Regras da IAAF.

Veja o comunicado da CBAt sobre o doping de Idalto Rodrigues:

A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta informar que o laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede no Rio de Janeiro, RJ, comunicou a esta entidade, no dia 12 de junho de 2013, que identificou, na amostra de urina "A" do atleta IDALTO DOS SANTOS RODRIGUES (SP), coletada no dia 05 de maio de 2013, na cidade de Brasília, DF, durante a Maratona de Brasília Caixa, a presença das substâncias proibidas Amfepramona, Etilaminopropiofenona e Etilnorpseudoefedrina (Metabólitos da Amfepramona) e OH-isopropil-bis-nor-sibutramina e OH-ciclobutano-bis-nor-sibutramina (metabólitos da Sibutramina).

Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/IAAF, o atleta foi comunicado em 28 de junho de 2013 do resultado analítico adverso na amostra "A" de sua urina, coletada no evento acima, pela CBAt, não tendo apresentado suas justificativas no prazo de sete dias, em conformidade com as Regras da IAAF. Igualmente o atleta não requereu o exame da amostra "B" de sua urina no prazo determinado pelas Regras da IAAF. Em função desses fatos, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo o atleta provisoriamente a partir de 15 de julho de 2013, tendo o mesmo 14 dias a contar dessa mesma data, para solicitar o seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, ainda em conformidade com as Regras da IAAF.

Fonte: Globoesporte.com
Foto: Wander Roberto/Inovafoto 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar