Últimas Notícias

Jogos Mundiais 2013 começam nesta quinta-feira com esportes fora do calendário olímpico


Você já ouviu falar anteriormente nos 'Jogos Mundiais'? Explicando: é um evento multi-esportivo que congrega diversos esportes que não estão incluídos no programa olímpico. É uma espécie de laboratório dos Jogos Olímpicos, porque alguma das modalidades que um dia já passaram pelos Jogos Mundiais hoje estão nas Olimpíadas - Badminton, Vôlei de Praia e Taekwondo, por exemplo. Resumindo: a competição é como se fosse a de 2ª divisão dos Jogos Olímpicos. A organização do evento é feita pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA), uma entidade parceira do Comitê Olímpico Internacional, e que cuida dos esportes que estão fora do programa dos Jogos Olímpicos - mesmo eles sendo modalidades reconhecidas pelo COI.

A edição de 2013

Estádio Pascual Guerrero, local da abertura, encerramento e do Rugby

Pela primeira vez, os Jogos Mundiais terão vez na América do Sul. Em 2008, as cidades alemãs de Duisburg e Dusseldorf haviam sido escolhidas como sede. Por consequência da crise econômica mundial ocorrida naquele ano, Dusseldorf saiu de cena. Em solidariedade, Duisburg também retirou sua candidatura, e durante os Jogos Mundiais de 2009 (em Kaoshiung, Taiwan), a cidade de Cali, na Colômbia foi a escolhida para sediar a edição de 2013.

A competição vai de 25 de julho a 4 de agosto. Cerca de 4500 atletas de 101 países estarão presentes em 37 esportes (Bilhar, Bocha, Boliche, Cabo de Guerra, Caiaque-Pólo, Maratona de Canoagem, Corfebol, Corrida de Orientação, Dança Esportiva, Duatlo, Escalada, Esqui Aquático, Frisbee, Futebol de Areia, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Handebol de Praia, Hóquei em Patins, Jiu-Jitsu, Karatê, Levantamento de Peso básico, Mergulho, Paraquedismo, Patinação de Velocidade, Patinação de Estrada, Punhobol, Raquetebol, Roller Skating Artístico, Rúgbi de Sete, Salvamento, Softbol, Squash, Sumô, Tiro com Arco em campo aberto e Wushu). Dos esportes, apenas o Rugby Sevens está no programa olímpico (os eventos dentro da Ginástica de Trampolim e da Rítmica não estão no programa olímpico).

Marcel Stürmer - Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto
O Brasil enviará 74 atletas para a competição. Entre as principais representações, os atletas do Rugby Sevens, do Handebol de Praia, do Punhobol e nos individuais, a presença de Marcel Stürmer, atual medalhista de prata no Mundial de Patinação Artística. Teremos também atletas no Boliche, Sumô, Orientação, Paraquedismo, Bilhar, entre outras modalidades. A maior delegação é a do país-sede: 204 colombianos. Mas o país que domina a contagem histórica dos JM é a Itália, com 120 ouros, 120 pratas e 111 bronzes, Estados Unidos em 2° lugar com 114 ouros, e em 3° lugar, a Alemanha, com 107 ouros.

Vídeo Promocional dos Jogos


Cobertura

No Brasil, o Esporte Interativo e a ESPN Brasil transmitirão alguns dos eventos dos Jogos Mundiais. E na internet, o Surto Olímpico vai trazer boletins diários da competição, no Twitter, e aqui em nosso site. A cerimônia de abertura do evento está marcada para as 22h da noite desta quinta-feira.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar