Últimas Notícias

Hugo Parisi é suspenso por doping e está fora do Mundial de Barcelona

Foto: AFP

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou nesta segunda-feira que o saltador Hugo Parisi foi flagrado em exame antidoping realizado no dia 24 de fevereiro de 2013 durante a etapa de Rostock, na Alemanha, do Grand Prix de Saltos Ornamentais. Segundo exame realizado pelo Instituto Deutsche Sporthochschule Köln de Bioquímica, em Colônia, as amostras acusaram presença da substância Prednisolona, fármaco pertencente ao grupo de antiinflamatórios esteroides. Suspenso por três meses, o atleta não vai recorrer e está fora do Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, em junho. Apenas Cesar Castro representará o Brasil na modalidade.

Como o exame foi realizado em uma competição com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), a instauração do painel de controle de doping foi feita pela entidade. A comissão formada pelos doutores F.D van Heijingen, Robert Fox e Farid Belkacem determinou que os três meses de suspensão serão contados a partir do dia 14 de junho. A íntegra da decisão ainda será publicada no site da Fina.

Hugo havia conquistado o índice para a prova de plataforma de 10 metros do Mundial no início de maio. Na etapa de Fort Lauderdale (Estados Unidos) do Circuito Mundial de Saltos Ornamentais, o atleta de 28 anos marcou 400 pontos - marca mínima exigida pela Fina - e terminou a fase de classificação na nona colocação entre 12 competidores.

Nascido em Brasília, Hugo tem como principais marcas em seu currículo as participações nas Olimpíadas de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Na capital britânica, se despediu ainda na primeira fase, com 363.70 pontos e a 30ª colocação geral.

Parisi assume que consumiu substâncias proibidas

Hugo afirma que usou o medicamento em uma emergência e assumiu que errou ao não consultar um especialista antes:

- Realmente fiz uso dessa substância para uma uvulite associada a faringolaringite. Então, não tive a menor dúvida que realmente precisaria de uma amostra B para comprovar a decisão. Meu erro, na verdade, foi não ter informado um médico da Confederação Brasileira sobre o uso dessa medicação, mesmo ela tendo sido ingerida de forma emergencial, que era meu caso - disse o saltador, em entrevista para o "SporTV News".

Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar