Últimas Notícias

De olho no Rio 2016, Brasil reúne ginastas para estágio na Alemanha

Foto: Osvaldo F/Contrapé
A vaga para as Olimpíadas de Londres chegou a ser vislumbrada pela seleção masculina de ginástica artística. Mesmo sem Diego Hypolito, lesionado na época, o sexteto brasileiro ficou perto da inédita classificação por equipes durante o pré-olímpico de janeiro de 2012, na capital britânica. Apesar da frustração de ter deixado a chance escapar, o time se uniu por uma missão: conquistar a tão desejada vaga por equipes nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O primeiro passo será dado nesta terça-feira, quando os 16 principais ginastas do país se reúnem para um estágio de treinamento de 11 dias em Kienbaum, na Alemanha.

- É um intercâmbio de olho para levar a equipe para os Jogos do Rio. Nosso foco é esse, levar uma equipe para 2016 - disse o campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti.

O ginasta do São Caetano do Sul estará acompanhado pelos companheiros de clube Francisco Barreto, Lucas Bitencourt, Henrique Flores e Hudson Miguel. A lista tem também Arthur Nory, Péricles Silva e Angelo Assumpção (Pinheiros), Lucas Cardoso (Grêmio Náutico União), Victor Rosa, Fellipe Arakawa e Leonardo Souza (Minas), além de quatro atletas que estão sem clube desde que foram dispensados pelo Flamengo, em março - Sergio Sasaki, Petrix Barbosa, Caio Campos e Diego Hypolito.

A Alemanha é uma forte escola de ginástica artística, com três atletas de destaque no cenário internacional. Marcel Nguyen é o atual vice-campeão olímpico no individual geral e também nas paralelas, Phillip Boy foi vice-campeão no individual geral dos dois últimos mundiais (2010 e 2011), e Fabian Hambuchen figura entre os melhores ginastas da barra fixa, com duas medalhas olímpicas e duas mundiais apenas neste aparelho. No entanto, o contato com esses atletas é minimizado por Diego Hypolito, que ressalta a importância da interação dentro da seleção.

- É uma equipe muito nova, que precisa ganhar cada vez mais experiência internacional e para chegar bem às competições. O maior objetivo nem é a questão do intercâmbio com a escola alemã, e sim juntar a seleção toda em um ginásio de qualidade, que consiga manter todos, que tenha mais de um tablado, mais de uma paralela... Quando faz uma viagem, a garotada fica feliz. Eles estão juntos, com uniforme do Brasil, com toda uma regra que dá um clima de competição, de seleção, que motiva a galera a treinar mais e aprender elementos novos - disse Diego.

Desses 16 ginastas, seis representarão o Brasil no primeiro grande desafio rumo aos Jogos do Rio. Eles disputarão o Campeonato Mundial, na Antuérpia, entre 30 de setembro e 6 de outubro. 
Globo Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar