Últimas Notícias

Comitê Olímpico da África do Sul suspende a federação de atletismo do país


O Comitê Olímpico da África do Sul (SASCOC), suspendeu no último domingo a federação de atletismo do país (ASA) e disse que os atletas da modalidade não irão disputar competições como os Jogos Olímpicos e os Jogos da Comunidade Britânica até os problemas serem resolvidos.

A SASCOC disse que cortou as ligações com Athletics South Africa, que sofreu uma intervenção no começo do ano, mas desafiou a ordem ao recolocar a mesa executiva no último sábado.

O que complica ainda mais a crise entre o comitê Olímpico e a federação de atletismo local, é o fato da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) apoiar a ASA e também bateu de frente com a SASCOC. Em uma carta escrita pelo presidente da IAAF, Lamine Diack, ele falou que a suspensão da ASA é um sério erro de julgamento.

A carta ainda dizia que a IAAF não iria tolerar interferência externa da SASCOC, que indicou o administrador, e que reconhece apenas a diretoria eleita em 2012.

Assim, a SASCOC respondeu com a exclusão dos atletas da modalidade de eventos como Jogos Olímpicos, Jogos da Comunidade Britânica ou Jogos Africanos, pois as equipe sul-africanass são financiadas pela SASCOC.

O problema da ASA vem de anos, desde o escândalo do teste de gênero de Caster Semenya, após a sua vitória no Mundial de 2009, em Berlim (GER). O ex-presidente confessou ter mentido sobre esses testes e foi expulso em 2011, junto com oficiais, por má conduta financeira e pelo Caso Semenya.


Fonte: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar