Últimas Notícias

Surto Entrevista - Fernando Reis




Fernando Reis é uma grata revelação em um esporte que o Brasil não tem nenhuma tradição, o Levantamento de Peso. Apesar de jovem, ele já tem bons resultados, inclusive um ouro inédito para o Brasil no Pan de Guadalajara. Fernando disputou os jogos de Londres e espera para os jogos do Rio, em 2016, lutar por uma medalha. Confira abaixo a entrevista que fizemos com ele:

Quando foi que você conheceu o halterofilismo? E quando você viu poderia chegar mais longe no esporte?

Minha família é sócia do Esporte Clube Pinheiros há 40 anos. Eu e meus irmãos, praticamente, nascemos no Esporte Clube Pinheiros. Nós crescemos no clube e meu irmão mais velho estava treinando Levantamento de Peso Olímpico no Pinheiros. Eu ia assistir os treinos dele e ele sempre dizia "Sai fora moleque, aqui não é lugar de criança!". O técnico na época era o Edmílson Dantas e ele me convidou para fazer um teste. Eu tinha 11 anos de idade. Desde esse dia eu nunca mais parei de treinar Levantamento de peso .

 O levantamento de peso, como boa parte dos esportes amadores,sofrem sem muitos praticantes, falta de apoio, patrocínio, etc. Mas o que você acha que pode ser feito para o halterofilismo crescer no país?

O Levantamento de Peso Olímpico é pouco conhecido no Brasil, por isso que não existem muitos praticantes. Eu e minha família já estamos fazendo alguma coisa para esse crescimento aconteça. Nós estamos montando o Primeiro Centro de Levantamento de Peso Olímpico Privado do Brasil, o "Eleiko Sport Center São Paulo" , onde teremos o melhor material de LPO (Levantamento de peso olímpico) do mundo, o "ELEIKO" , os melhores técnicos do Brasil e eu também apoio o Projeto Gálatas onde existem mais de 50 crianças que treinam LPO sob a orientação do professor Bráulio  em um bairro muito carente de Sao Bernardo do Campo. E junto com o Eleiko Sport Center Sao Paulo, teremos o "F.Reis Eleiko Education" onde levaremos o conhecimento das técnicas do esporte por todo o Brasil. 

Você participou nas categorias até 94kg, até 105kg e agora você está na mais de 105 kg. Porque você fez essas mudanças de categoria?

O meu técnico Luis López que decidiu que eu deveria ser da categoria + 105 kg e então eu subi de categoria. 


 No ciclo olímpico Pequim/Londres, você conquistou dois resultados inéditos para o Brasil, um bronze no mundial júnior e o ouro e recorde no pan americano de Guadajalara. Como foram essas conquistas para você, principalmente do Pan americano, que foi um dos grandes momentos do Brasil na competição?

Olha, eu estava muito bem preparado no Pan de Guadalajara e eu e meu técnico , Luis Lopez tínhamos a certeza da vitória. 

Como foi estar em uma Olimpíada pela primeira vez?

 É um sonho que virou realidade. 

Você foi o 12º no geral nos jogos de Londres. Era o que você esperava?

Não...Eu teria condições de ficar entre os seis primeiros. No entanto, a minha preparação foi boa até o pré-olímpico da Guatemala. Infelizmente, depois do pré-olímpico a CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Peso) e o COB acharam que eu deveria me preparar no Rio de Janeiro, só que não havia um bom centro de treinamento lá. Então tive que me preparar em São Paulo no Pinheiros, que é onde tem um ótimo Centro de Treinamento, só que não tive a tranquilidade necessária para treinar. Repórteres, gente entrando e saindo da sala de treinamento a toda hora, enfim uma ideia infeliz essa da CBLP e do COB. 



Como será sua preparação nesse ciclo olímpico Londres/Rio?

Espero que seja bem melhor que a preparação para Londres. Espero que a nova gestão da CBLP acate as minhas prioridades e as do meu técnico Luis Lopez, pois nós que sabemos o que é melhor para o treinamento. 


Outra coisa interessante que li, é que você com 1,85m e 142kg, e tem ganhar mais peso para enfrentar de igual para igual com seus concorrentes. Qual é o peso que você pretende atingir e como é a sua dieta para atingir esse peso?


Acredito que tenha que alcançar 150 quilos e para isso eu tenho que comer muito e de tudo, sem restrições.  

E quais suas expectativas para esses jogos olímpicos no Brasil, em 2016?

Eu vou lutar por uma medalha, pode acreditar. 

Gostaria que você deixasse um recado para os leitores do Surto Olímpico.

O Levantamento de Peso Olímpico é um esporte muito difundido na Europa e gostaria que o LPO se tornasse cada vez mais conhecido no Brasil. Por isso, gostaria que os leitores do Surto Olímpico começassem a companhar os campeonatos de LPO e se interessassem pela modalidade. 





0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar