Últimas Notícias

Presidente da OBS visita o Rio de Janeiro e da início ao planejamento das transmissões dos Jogos

Yiannis Exarcos - Foto: Rio 2016

Na programação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os melhores momentos do esporte têm encontro marcado com espectadores de todo o mundo. Com pouco mais de três anos para dar a partida nos Jogos Rio 2016, o planejamento da cobertura das competições já começou. Entre os dias 13 e 17 de maio, 27 funcionários da Olympic Broadcasting Services (OBS), incluindo o seu presidente, Yiannis Exarcos, estiveram no Rio de Janeiro para conhecer locais de competição e outros cenários da cidade.

A OBS é a organização oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável pela cessão das imagens e áudios dos Jogos às emissoras de rádio e televisão que possuem direitos de transmissão. Desde 2008, a OBS atua como emissora-anfitriã, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de cada cidade-sede de modo a garantir toda a infraestrutura e tecnologia necessárias para a cobertura dos Jogos.

“A nossa missão é dar às pessoas de todo o mundo os melhores assentos da competição. Queremos transmitir toda a emoção dos Jogos Olímpicos e fazer com que milhões de pessoas em todo o mundo participem desta grande e empolgante festa”, conta Exarcos.

E é isso que as equipes de Broadcast Integration do Comitê Rio 2016™ e da OBS pretendem fazer. Ao longo da semana, funcionários da OBS e Rio 2016™ estiveram em cada uma das regiões que receberão competições olímpicas – Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Divididos em cinco times, cada equipe contou com profissionais de diversas áreas, como produção, planejamento, engenharia e telecomunicações, para observar questões como o aparato necessário para o melhor posicionamento das câmeras, iluminação e logística das instalações e seus arredores.

Depois de realizadas as pesquisas, os times se encontraram na sede do Comitê Rio 2016™, onde se reuniram com as diversas áreas funcionais envolvidas nas operações de broadcasting. “Temos integração com praticamente 90% das áreas funcionais do comitê, como transporte, acomodações, instalações, etc.”, conta o especialista em broadcasting do comitê, Mauricio Casé.

O presidente da OBS afirmou que está satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Rio 2016™ e que pretende fazer novas visitas ao Rio à medida que o planejamento dos Jogos avance. “O Rio é uma cidade inspiradora. Acredito que temos uma grande oportunidade de fazer coisas surpreendentes, ambiciosas. Sobrevoei a cidade nesta quarta-feira (15) e as possibilidades que temos de trabalhar com este cenário são ilimitadas. É claro que um planejamento tão grandioso representa muito trabalho, mas tenho plena confiança que, junto ao Comitê Rio 2016™, vamos conseguir. Pelo que pude acompanhar nesta semana, temos tudo para fazer a melhor cobertura já feita”, comenta.

Exarcos ainda diz que o maior desafio da equipe é transmitir, pelas lentes da câmera, a energia e os ideais dos Jogos Olímpicos. “Estamos muito animados em trabalhar com o Rio de Janeiro. Trabalhando com cidades olímpicas, percebemos que muitos lugares têm certo apelo por sua magnitude, beleza ou história. O Rio tem tudo isso e mais. O que realmente fascina nesta cidade é a atmosfera que ela traz. É uma energia contagiante, e são as pessoas, os cariocas, que trazem essa vibração positiva. O nosso maior desafio é achar a melhor maneira de mostrar isso ao mundo, porque esta é a verdadeira magia dos Jogos. Se conseguirmos transmitir um pouco desta energia, com certeza vamos apresentar um grande show”, promete.

Rio2016.com (adaptado)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar