Últimas Notícias

Os Personagens de Sochi - Alex Bilodeau

Foto: Duncan Rawlinson

O 2° entrevistado da série "Os Personagens de Sochi" é uma das feras do Esqui Livre na atualidade. E ainda por cima, é o atual campeão olímpico nos Moguls, e prata no Mundial de 2013. O canadense Alex Bilodeau, de 25 anos de idade, iniciou sua carreira em 2005, e logo conseguiu vaga nos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006. Na Itália, o atleta ficou com a 11ª colocação. Nada mal pra quem mal havia saído dos juniores. Ele ainda havia sido eleito o "Estreante da Temporada".

Em 2009, vieram seus primeiros grandes títulos: campeão da Copa do Mundo de Esqui Livre, e campeão Mundial no Dual Moguls (dois atletas competem contra o outro no percurso). Mas foi no auge da temporada, em 2010, nas Olimpíadas de Vancouver, que Alex conseguiu sua glória máxima: conquistou o ouro olímpico, em Vancouver. Foi o primeiro canadense a levar o ouro olímpico em edições de Jogos Olímpicos no país. Ao final da sua performance, Alex dedicou a sua vitória ao irmão, Frédéric, que sofre de paralisia cerebral. "Eu fiquei orgulhoso. Eu acho que essa medalha de ouro permitiu que as pessoas "descobrissem" a paralisia cerebral." Após o ouro, alguma coisa mudou na vida do esquiador: "Eu também tenho a sorte de ser convidado para grandes eventos, para conhecer pessoas fantásticas também."

Bilodeau também fez uma rápida avaliação de seu ciclo olímpico: "É difícil dizer, mas uma coisa é certa é que eu sabia, lá no início, que eu estava ali, sem arrependimentos. Fiz tudo o que tinha fazer para me manter confiante."

Em 2013, o canadense teve duas oportunidades de título no Mundial: defender no Dual Moguls, e chegar ao primeiro título no Moguls. Manteve-se soberano no Dual (tricampeão) e ficou mais uma vez com a prata no Moguls simples. "(Sinto) Várias coisas diferentes. Fico feliz que eu tenha sido capaz de defender o meu título no Dual Moguls. Quanto ao evento individual, estou orgulhoso de como eu esquiei. Eu fiz uma boa corrida e essa é a única parte que eu tenho controle sobre mim em uma corrida."

Alex Bilodeau em ação em 2010 - Foto: AP

O vencedor da prova individual - a única olímpica do Moguls, foi o compatriota de Alex, Mikaël Kingsbury. Perguntado sobre uma possível "rivalidade", Bilodeau foi direto: "É claro que existe uma rivalidade nas pistas. Eu estou lá para ganhar. Até mesmo para ele. Fora das pistas, é outra coisa. Quando há anéis olímpicos envolvidos, a rivalidade vai para outro nível. É assim em todos os esportes."

Chegamos a Sochi, e Alex terá a chance de ser o primeiro bicampeão olímpico. Mas antes disso, ele busca manter o mesmo pensamento que norteou seu ciclo olímpico pós-2010: "Meu plano é repetir a façanha de não me arrepender de nada e, fazer tudo que puder para estar no meu melhor. Eu quero ganhar. Eu vou lá para ganhar e se tornar o primeiro bicampeão olímpico em moguls, isso seria uma emoção!", finalizou com chave de ouro o campeão olímpico do Canadá.

E também finalizamos, com o vídeo do primeiro ouro de Alex Bilodeau:

Agora sim, c'est fini. Bilodeau foi o segundo de uma série de reportagens com personalidades que muito provavelmente estarão desfilando seu talento em Sochi, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Em breve, mais um atleta abrilhantará este nobre espaço do Surto Olímpico, na sua primeira cobertura de Olimpíadas de Inverno.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar