Últimas Notícias

Oficial do COI observará qualificatória do FIBA 3x3 World Tour para analisar inclusão da modalidade nas olimpíadas

Basquete 3x3 nos Jogos Olímpicos da Juventude - Foto: insidethegames

O membro da Comissão do Programa Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Walter Sieber, foi confirmado para acompanhar o torneio 3x3 EuroTour da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em Bucareste (Romênia), no mês que vem, a fim de analisar a inclusão da modalidade no programa olímpico a partir de Rio 2016.

Sieber vai acompanhar a competição como parte do programa de observadores do COI que examinam possíveis esportes para serem inclusos no programa olímpico em Rio 2016.

O torneio, conhecido como Sport Arena Streetball, é uma emblemática competição de basquete 3x3 da Romênia, que vem atraindo mais de 1.000 equipes, 4000 jogadores e 15 mil espectadores desde a sua criação em 2005.

O evento deste ano será realizado entre 21 e 23 de junho no Constitution Plaza, em frente ao Palácio do Parlamento - o maior edifício da Europa – e espera atrair atletas olímpicos para auxiliar na campanha da modalidade, como os romenos Mihai Covaliu (campeão olímpico na esgrima em 2000), Elisabeta Lipă (remadora que possui cinco medalhas de ouro, duas pratas e um bronze em olimpíadas), Ștefan Birtalan (três vezes medalhista olímpico no handball) e Leonard Doroftei (duas vezes medalhista de bronze olímpico no boxe).

"Em resumo, o basquete 3x3 é um festival urbano que faz o esporte acessível a todos de uma forma casual, bem como altamente competitiva; mas também incorpora a cultura urbana e os hábitos de mídia social para a comunidade esportiva” diz o secretário-geral da FIBA e membro do COI Patrick Baumann.

Após o sucesso do basquete 3x3 em Cingapura 2010, a FIBA lançou ano passado sua tentativa de obter um evento com medalha na modalidade para os Jogos de 2016, buscando ajudar o crescimento do basquete mundial.

A decisão de incluir ou não a modalidade nos Jogos do Rio 2016 será tomada ainda este ano.

Fonte: Inside the Games

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar