Últimas Notícias

Exposição sobre história dos Jogos Olímpicos é inaugurada em São Paulo








Por meio de uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a cidade de São Paulo recebe a partir desta segunda-feira o acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), localizado em Lausanne, na Suíça. Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna estarão expostas ao grande público a partir desta terça-feira até o dia 30 de junho na Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro da cidade. Nesta segunda, a mostra, que engloba artigos do COI e outros reunidos pelo COB especialmente para essa ação, será aberta somente para convidados.

Intitulada "Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte", a exposição é marcada pela interatividade e foi dividida em oito módulos, prometendo perpassar desde a Grécia Antiga até os dias atuais, tratando de temas como história, emoção, conhecimento, educação e cultura. As sessões são: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Memorabília; e Time Brasil.

- Com o fechamento do Museu Olímpico do COI para obras de modernização, tivemos a oportunidade de trazer ao país peças que representam momentos marcantes da história moderna - comentou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Entre os itens expostos, há tochas, medalhas, mascotes e uniformes de diversas edições, além de peças raras – como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos, datado de 1892; a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos de Helsinque, em 1952, e de Melbourne, em 1956; e, mais recente, o uniforme que o suíço Roger Federer vestiu na conquista do torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

As obras interativas prometem agradar o público, que poderá empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com a Tower Bridge (um dos cartões-postais da capital inglesa) ao fundo; tirar fotos ao lado do famoso mascote Mischa (das Olimpíadas de Moscou 1980); e participar de uma simulação de salto em distância. Jogos educativos estão disponíveis em uma sala de cinema, onde também são exibidos vídeos do acervo COI.

Em agosto, a exposição segue para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Local: Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Período expositivo (horário de Brasília): de 16 de abril a 30 de junho – às segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar