Últimas Notícias

Brasil formará sua primeira equipe nacional de hóquei no gelo






Neste fim de semana o Rio de Janeiro terá uma programação incomum para suas praias ensolaradas e clima de verão. A cidade sediará nos dias 19 e 20 o Open Pro Ice Hockey, primeiro torneio da modalidade com premiação em dinheiro.

O campeonato, porém, é muito mais do que isso. Ele servirá como seletiva para formar a equipe brasileira que disputará a primeira edição do Pan-americano de Hóquei no Gelo, que deverá acontecer em junho na Cidade do México.

Isso mesmo. Seletiva para montar uma equipe brasileira de hóquei no gelo.

Não há notícias de uma seleção brasileira da modalidade . O que existe por aqui é a variação do hóquei no gelo. A modalidade inline possui times, campeonatos e em dezembro do ano passado disputou o sul-americano com a Argentina para o Mundial de Hóquei Inline, também regulamentado pela IIHF. Mas hóquei no gelo tudo leva a crer que será a primeira vez.

Sem apoio

Mas não será uma equipe oficial (ou pelo menos não terá chancela da CBDG). Essa nova equipe será montada por Gê Cardoso, entusiasta da modalidade e que possui escolas e aulas de hóquei no gelo no estado do Rio de Janeiro. Com 30 anos de experiência, tendo jogado até no Canadá, ele resolveu buscar uma alternativa para a crise administrativa da confederação brasileira.

"Insatisfeito com a gestão da CBDG e inconformado com essa atitude de descaso perante o esporte e, por outro lado, tendo a certeza de que o Brasil teria que ter uma equipe nesse evento importantíssimo, o Presidente da Confederação Mexicana nos fez o convite diretamente e formalmente  nos convidou para levarmos uma EQUIPE Brasileira. Seremos convidados, já que hoje não existe um consenso sobre a CBDG e o Brasil não pode ficar de fora.  Tanto que todos os atletas estão pagando a viagem toda. (como vc sabe, o esforço é grande)", comentou Gê Cardoso por e-mail. Ele será o técnico e o coordenador desta primeira equipe

Tudo passa pela crise administrativa da Confederação, sem dúvida. Segundo o coordenador, a CBDG recebeu o convite no fim do ano passado para participar, mas sequer enviou resposta à confederação mexicana. Era de se imaginar, pois em novembro e dezembro de 2012 foi quando Eric foi afastado e Emílio assumiu como interventor.

"O primeiro convite para formação de uma Seleção Brasileira fora feito à CBDG, mas o Presidente da Confederação do México não obteve nenhuma resposta. A CBDG teve a chance de estar ativa (levando equipes para fora do Pais para competir) aproximadamente durante 5 anos e nada aconteceu. Apenas ficaram de braços cruzados e nada", prosseguiu Gê.

A reportagem enviou um e-mail ao Emílio Strapasson, interventor da CBDG, para esclarecer esse assunto, mas não obtive nenhuma resposta até a elaboração deste post.

Seletiva

Para montar esta equipe brasileira, que entrará para a história como a primeira do país na modalidade, Gê Cardoso irá utilizar o Open Pro Ice Hockey, campeonato que ele está organizando e que acontecerá entre os dias 19 e 20 no Rio de Janeiro, no ringue da Barra On Ice Patinação Artística.

Oito equipes (sendo duas femininas) estarão na disputa. A tabela oficial e o regulamento já estão no site do evento. Não vi informações sobre entrada para o público, mas deverá ser gratuito a quem quiser ver um pouco de gelo na cidade conhecida por suas praias e pelo sol.

É o primeiro evento de hóquei no gelo no Brasil que premiará seus campeões em dinheiro. Sem dúvida nenhuma mostra uma profissionalização crescente na organização. E como a competitividade deve ser grande, Gê Cardoso espera definir os convocados para o Pan-Americano do México.

"Como todo Técnico, tenho a base da equipe já formada em minha cabeça (jogadores que atuam em equipes do exterior também estao nessa base), além de jogadores que hoje integram a Seleção Brasileira de In-line Hockey. O time vai bem. Esse evento  servirá como seletiva para me ajudar na formação dessa EQUIPE Brasileira", afirmou.

No México

O Pan-americano no México também enfrentou alguns problemas. Previsto para acontecer em março, ele foi adiado para abril e agora para junho. Isso porque será o evento inaugural do novo ringue de gelo que o país está construindo na sua capital.

Para isso, convidou EUA e Canadá, potências da modalidade, e países que ainda se desenvolvem no hóquei no gelo, como Brasil, Argentina e Chile, que possuem tradição apenas no hóquei in-line.

Mas diante dos recentes adiamentos, levantou-se a dúvida: será que o torneio irá acontecer mesmo? Bom, agora tudo leva a crer que sim, pois as seleções já estão movimentando verba para viagem e o logo oficial já foi até divulgado nas redes sociais. Sem falar, claro, na chancela que a federação internacional deu ao evento.

História

E apesar desta ser a primeira formação brasileira num evento oficial, o Brasil já tem uma caminhada de 45 anos na modalidade. Tudo começou em 1968, quando aconteceu o primeiro jogo de hóquei no gelo num ringue montado em Petrópolis (Rio de Janeiro), no hotel e cassino Quitandinha.

Alguns clubes e campeonatos foram criados nas décadas seguintes, mas a falta de um ringue oficial impede o crescimento da modalidade, que depende de espaços improvisados em shopping centers, parques e outros lugares.

Mesmo assim, dois brasileiros já estiveram presentes na NHL, a liga profissional dos EUA e do Canadá. Michael Greenlay nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas tem nacionalidade canadense. Ele fez dois jogos pelo Edmonton Oilers na temporada 1989/1990 e depois jogou em ligas menores no Canadá.

O outro foi Robyn Regehr, cujos pais eram missionários canadenses. Ele nasceu em Recife, Pernambuco, e passou a infância na Indonésia antes de voltar ao Canadá. Ele foi draftado em 1999 para a NHL e atua até hoje. Começou no Calgary Flames, foi para o Buffalo Sabres em 2011 e neste mês se transferiu para o Los Angeles Kings. Robyn integrou a seleção canadense nos Jogos de Inverno em Turim, 2006.

Se depender de Gê Cardoso, outros atletas brasileiros podem crescer na modalidade. "Estou encarando esse evento como uma grande oportunidade de mostrarmos o que temos aqui no Brasil, lá fora", concluiu.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar