Últimas Notícias

Basquete 3x3 e BMX estilo livre lutam para entrar no programa olímpico

Foto: Getty Images
A três anos para os Jogos do Rio, algumas modalidades ainda lutam para fazer parte do programa olímpico. O basquete 3x3 e o ciclismo BMX estilo livre (manobras em diferentes superfícies) correm contra o tempo em busca do objetivo. O diretor esportivo do COI, Christophe Dubi, contou à agêndia de notícias Associated Press na última segunda-feira que as Federações dos esportes olímpicos foram "extremamente criativas" em suas requisições. O Comitê Olímpico Internacional ainda avalia algumas possibilidades e vai optar pelas que têm maior apelo entre o público jovem.

- Todas elas acreditam que incluir uma nova disciplina é algo fantástico para as modalidades. Nós olhamos isso por outro ângulo: será que isso agrega ou não valor para as Olimpíadas? - analisou Dubi.

O conselho executivo do COI irá decidir no dia 9 de agosto, em Moscou, quais eventos serão incluídos após estudos e pesquisas. A estimativa é que os Jogos do Rio devam distribuir 306 medalhas de ouro em 28 modalidades para um número máximo de 10,7 mil atletas.

A expectativa é repetir o sucesso de Londres 2012, que premiou 302 competidores com o ouro em 26 espotes. No Rio, as novidades do programa olímpico são o golfe e o rúgbi de 7.

- O boxe feminino teve um sucesso impressionante, e as duplas mistas do tênis evidenciaram a qualidade técnica dos participantes - acrescentou o diretor esportivo.

O basquete 3x3 estreou com sucesso nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura. A União Ciclística Internacional (UCI) propôs a inclusão de uma corrida especial de mountain bike, composta por quatro participantes, e o BMX street, praticado no ambiente urbano - os obstáculos podem ser escadas, corrimãos, paredes, bancos e monumentos. As manobras são executadas ao se transpor algum obstáculo, e o que vale é a criatividade em cada um.

Os esportes tradicionais, como a natação, também buscam um lugar ao sol em 2016 . Foram sugeridos, por exemplo, a realização das provas de 50m nos nados peito, costas e borboleta para homens e mulheres, além dos 800m livre no masculino e 1.500 livre no feminino.

As areias de Copacabana serão o palco do torneio de vôlei de praia, que podem aumentar o número de jogadores - enquanto a capital britânica reuniu 24 duplas, a próxima edição estuda a hipótese de ampliar para 32. O futebol de areia, popular no Brasil, não entrou em pauta, já que a FIFA não discutiu os potenciais da modalidade com Dubi. O diretor ainda espera receber propostas de lutas e outros esportes.

Globo Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar