Últimas Notícias

Arthur Zanetti revela insatisfação com condições de treinamento e possibilidade de competir por outro país

Foto: Divulgação/Rede Globo

Reportagens feitas pela ESPN e Rede Globo neste final de semana mostraram a situação que vem passando o medalhista de ouro em Londres-2012 nas argolas Arthur Zanetti. Ele e seus companheiros de São Caetano (SP) treinam em condições precárias. Equipamentos defasados (colchões próprios para a prática da Ginástica Artística são substituídos por colchões feitos para camas, por exemplo), espaço mal-ventilado, falta de instalações básicas - como vestiários, e ainda, dividem o espaço apertado com crianças de um projeto da prefeitura da cidade do ABC Paulista.

Na ESPN Brasil, quem falou foi o pai do atleta, Arquimedes. "Ele ficou muito triste com isso, porque nós já estamos já há quase um ano (do ouro olímpico) e não tem um ginásio ainda, uma definição de onde vai ser o ginásio ou vários ginásios para fazer o trabalho que deveria ser feito. Então é justamente por isso que ele está triste."

Arquimedes ainda revelou que o atleta poderia deixar o Brasil e representar algum outro país, já que teria recebido convites de países da Europa para competir. Inglaterra Espanha e Itália estão entre os países que teriam chamado Zanetti para representar-los em 2016. Espanha e Itália estariam entre as favoritas por Zanetti "ter descendência italiana e espanhola".

Já na Rede Globo, foi o próprio Zanetti quem deu declarações do tipo, sem citar quais países estariam interessados em seu talento: "Eu faria isso de coração partido, porque sou brasileiro, gosto de ser brasileiro. Mas o Brasil não está me dando o que estou precisando no momento. O que eu mereço. E se algum outro país me der o que mereço, paciência. Com certeza, será de coração partido, mas preciso pensar no meu futuro também."

Ele continuou o bombardeio citando o exemplo belga de treinamentos: "A comparação com outros países, da Europa, que geralmente vamos mais, é que estamos bem atrás com relação a estrutura. Um exemplo que a gente tem é a Bélgica, que não é um país que a gente compete diretamente e estamos até na frente deles, e mesmo assim a cada esquina eles têm um ginásio para escolinha e para o alto rendimento. Eles ainda têm muitos clubes espalhados. Isso a gente sente muita falta, dá para treinar, mas a qualidade acaba interferindo um pouco também."

Um representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) declarou que realmente falta investimento no esporte no Brasil. Mas afirma que a responsabilidade pela falta de estrutura, neste caso, vai além da responsabilidade da entidade. 

Com fragmentos de entrevistas da ESPN Brasil e Rede Globo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar