Últimas Notícias

Surto Entrevista: Nenad Lalovic


O Surto vem com grande alegria apresentar a sua primeira entrevista internacional na sua história, e já começamos com o presidente interino da FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas), o sérvio Nenad Lalovic, que fala sobre a Luta e o risco de ser excluída dos Jogos e o que a federação está fazendo para mudar essa situação dramática do esporte.


Foi uma surpresa pra você a recomendação do COI para a exclusão da Luta do programa Olímpico dos Jogos de 2020?

Sim, foi uma supresa. Nós não percebemos essa possibilidade vindo. Deveriamos ter percebido, mas não percebemos.

Você acha que o Ex-presidente da FILA (Raphael Martinetti) tem alguma culpa no processo que levou a Luta as portas da exclusão dos Jogos?

Existem algumas coisas que deviam ter sido feitas e não foram. Perdemos algumas chances de cooperar com o COI e transmitir a nossa mensagem. Por causa desses detalhes, temos um novo presidente na FILA e estamos colocando todos os nossos esforços para corrigir o que sentimos ter sido um erro com a Luta.

Em Maio, a Mesa Diretora do COI irá se reunir em São Petersburgo (RUS) para fazer a lista final dos esportes que irão concorrer a vaga aberta pela Luta no programa. Está confiante para enfrentar a primeira barreira?

Estamos confiantes porque acreditamos na Luta. Acreditamos que a Luta ajuda a unir o mundo. Entretanto, sabemos que temos um grande desafio a nossa frente. Mas nos somos lutadores e iremos lutar pelo nosso esporte.

O que vocês farão para sensibilizar os delegados do COI para manter a Luta no programa Olímpico?

Primeiro nós os escutaremos. Então pegaremos os seus conselhos e melhoraremos diversos aspectos do nosso esporte. Depois, iremos convencer os delegados do valor do nosso esporte para os Jogos Olímpicos e para o mundo.

Você apoia a conduta de alguns atletas que devolveram as suas medalhas Olímpicas, em protesto pela decisão do COI?

Nós pedimos aos nossos atletas Olímpicos para não devolver suas medalhas tão duramente conquistadas para o COI. Apreciamos a paixão deles e os queremos envolvidos nos nossos esforços e serão bem-vindos para ajudar a Luta a superar esse desafio.

Haverá alguma mudança na Luta e na própria FILA para convencer os membros do COI  a votar contra a decisão da Mesa Diretora?

Falaremos de algumas mudanças em nosso esporte em Maio, no Congresso Extraordinário da FILA em Moscou (RUS). Algumas dessas mudanças irão envolver as regras do esporte. Precisamos simplificar as regras para recompensar os lutadores mais agressivos e inteligentes. Precisamos olhar também para como apresentamos o esporte nas competições internacionais, usar uniformes mais competitivos e modernizar o que estamos fazendo.

Deixe algumas palavras para os leitores do Surto.

O Brasil é uma das maiores nações esportivas do mundo. Os atletas são excepcionais e apaixonados pelos esportes e por seu país. Nós, da Luta, temos um sentimento especial pelo Brasil porque nos juntaremos ao resto do mundo dos esportes em 2016 no Rio para os Jogos Olímpicos. É o nosso momento mais orgulhoso como esporte e os melhores lutadores do mundo irão participar dessa enorme competição mundial. O Brasil será um grande plano de fundo para esses Jogos Olímpicos e o mundo verá sua beleza e sua alegria.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar