Últimas Notícias

Pentatlo Moderno aposta em estádio para sobreviver nos Jogos Olímpicos



Ameaçado de ser excluído da Olimpíada de 2020, o pentatlo moderno tenta se reinventar para evitar o pior. A tradição de ter sido inventado pelo Barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos da Era Moderna, já não é mais suficiente para sustentar o esporte que combina esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida. Em fevereiro deste ano, o comitê executivo do Comitê Olímpico Internacional se reuniu para sugerir a exclusão de uma modalidade, dentre as consideradas menos populares. O pentatlo era apontado como favorito para colocar um dos pés fora do programa olímpico, mas a escolha acabou recaindo sobre a luta. A decisão final será tomada em setembro, em Buenos Aires, quando também será definida a sede dos Jogos sucessores aos do Rio de Janeiro.

A aposta para espantar de vez a ameaça tem nome e sobrenome: Estádio do Pentatlo. A proposta da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) é instalar uma arena temporária reunindo as cinco modalidades. Dentro de uma pista de atletismo ficariam a piscina de 25 metros e as pistas de esgrima e de saltos do hipismo. Em uma das retas da pista, o stand de tiro. Atualmente, apenas tiro e corrida, disputados de maneira combinada, ocorrem no mesmo lugar.

- Com o estádio o espectador poderá ver todas as disputas em cinco horas, sem precisar sair do lugar e com apenas um ingresso – aposta o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

O dirigente, que está no Rio de Janeiro para a etapa da Copa do Mundo, reclamou da falta de dinâmica das disputas nos Jogos de Londres graças às grandes distâncias entre os locais de competição. Para 2016, o projeto das instalações esportivas já está feito. Mas Schormann vai propor ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Organizador dos Jogos do Rio a instalação do estádio com capacidade entre 5 mil e 10 mil espectadores no Complexo de Deodoro. O mais provável, porém, é que o projeto se torne realidade apenas nos Jogos seguintes. Isso se o pentatlo moderno for mantido em 2020.

Medalha de bronze nos Jogos de Londres, Yane Marques perfere não opinar sobre o assunto. Porém, ao ressaltar as proximidades dos locais de competição em Deodoro não pareceu muito entusiasmada com a proposta. Presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, Hélio Cardoso observa possíveis falhas no projeto. O estádio não tem cobertura, imprescindível para a esgrima. E a visibilidade da modalidade também seria prejudicada em uma arena de grandes dimensões.

- Seria como assistir a um campeonato de sinuca no estádio de Wembley – comparou Cardoso.

Leonardo Filipo (GloboEsporte.com)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar