Últimas Notícias

Surto Entrevista Especial: Pedro Gama Filho


Como todos sabem, ontem o COI decidiu indicar a Luta para ser excluída do programa Olímpico dos Jogos de 2020. Depois de ouvir o jornalista Marcelo Laguna, o Surto agora pública uma entrevista com o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Pedro Gama Filho.


Como o senhor encara a exclusão da Luta do programa Olímpico de 2020?

Foi com muita tristeza e decepção que recebemos a notícia da indicação do COI. Mas estamos trabalhando arduamente, dentro das nossas possibilidades (que infelizmente não são muitas) para evitar que essa saída do wrestling do programa Olímpico se concretize. Vamos aguardar,enquanto não for uma decisão final anunciada, seguiremos lutando.

Quais os motivos que podem ter levado o COI a escolher a Luta para ser retirada do programa?

Realmente não entendo os critérios. O wrestling é um dos esportes fundadores dos Jogos Olímpicos, excluí-lo do programa dos Jogos Olímpicos, seria como o COI apagar parte de sua própria história. A alegação é que a escolha foi feita baseada em relatórios de interesse por ingresso, expectadores de televisão, histórico de doping, e universalidade da modalidade, mas eu particularmente discordo, principalmente na questão da universalidade. 

O wrestling é praticado com tradição em todos os continentes (talvez com um quadro de desenvolvimento somente na Oceania), é um esporte inclusivo, e super democrático, qualquer um pode lutar. Além disso 71 países competiram em Londres (alguns outros tiveram menos de 30 paises representados) e 27 países levaram medalhas pra casa, ou seja distribuição vasta. Ao se falar em doping, tivemos escândalos gigantescos recentes em outras modalidades, nada sequer perto disso se passou com o wrestling. A modalidade sempre teve audiência televisiva, e medir procura de ingresso, baseado em relatórios de Jogos Olímpicos realizados na Grã Bretanha, que não tem nenhuma tradição no esporte, não me parece justo com a modalidade (apesar da casa cheia e do grande sucesso que foi o wrestling em Londres). Não sei se os motivos apresentados, tenham sido os realmente utilizados, se fosse assim, não haveriam razões para que isso acontecesse.

Quais serão os prejuízos para a Luta, caso se confirme a perda do status de esporte Olímpico?

Nao tenho capacidade para avaliar o que aconteceria mundialmente com o wrestling, pois em muitos países com Estados Unidos, Russia, Japão e Irã, a modalidade é enraizada culturalmente de uma tal maneira, que ela iria achar uma forma de transpor as dificuldades que a saída do programa olímpico trariam. Certamente a modalidade se enfraqueceria, perderia atletas para modalidades profissionais de combate, mas acredito que as Federações nacionais dos países tradicionais na modalidade achariam uma forma de fazer a modalidade sobreviver, mas infelizmente não temos como prever até que isto de fato ocorra, afinal o wrestling é modalidade Olímpica desde a fundação dos Jogos Olímpicos da era moderna, e já fazia parte até nos jogos da Antiguidade. Falar em wrestling, é falar em Olimpíadas, uma coisa não existe sem a outra, e espero que continue assim.

E na Luta do Brasil? Quais serão os efeitos dessa decisão?

No Brasil, as consequências certamente seriam muito graves. A Luta Olímpica aqui tem cerca de uma década de organização decente, neste período conquistamos muita coisa, resultados importantes, mas principalmente estrutura para que tivéssemos condições de moldar times vencedores no futuro. Estamos ainda pavimentado a estrada para grandiosas ações futuras, que certamente virão pelo enorme talento do povo brasileiro para o wrestling. Agora vem esta notícia, com uma possibilidade tão inesperada e tão negativa. Um dos problemas diretos seria a queda de investimento na modalidade, a falta de interesse das próximas gerações, e a total destruição dos sonhos de muitos dos nossos atletas que já competem com sucesso nas categorias de base. Uma perda incalculável e na minha opinião irreversível para a modalidade no nosso país.

Ainda há chance do esporte permanecer no programa Olímpico. Quais serão os próximos passos para a FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas) nessa batalha pela vaga no programa de 2020?


No momento, estamos ainda aguardando as instruções da FILA, esperando diretrizes, tentando entender como podemos ajudar. Países de tradição no wrestling, e muito fortes no movimento Olimpico, como Estados Unidos, Japão e Russia, terão papel decisivo nesse período, até as datas cruciais, que acontecem em Maio em São Petersburgo, e em Setembro, em Buenos Aires. 

Acho que o wrestling agora ficará embaixo de um grande holofote, e esta pode ser a oportunidade de fazermos o mundo todo conhecer melhor esta modalidade tão tradicional, e tão apaixonante, mas que poucas pessoas conhecem a fundo. Pode ser, e eu tenho fé que isso aconteça, que o wrestling saia vitorioso e fortalecido deste processo. perdemos a batalha, mas ainda não perdemos a guerra, e uma coisa é certa, Lutaremos até o fim. Esta é a essência dos wrestlers, e isso permanecerá, independente de qualquer decisão, ou instrução, que seja anunciada.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar