Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: sobre o Eurobasket Masculino 2013



Eu tinha falado do Eurobasket feminino em novembro e fiquei devendo o masculino, por fora, foram tantos acontecimentos no basquete, como NBA e NBB começando, Liga Sulamericana sendo decidida, eu reclamando de ter 7 times na LBF, que agora é hora de falar da maior competição europeia de seleções, o Eurobasket 2013, que será realizada em setembro, na Eslovênia. Chegando mais próximo da competição pretendo me aprofundar sobre as seleções participantes, mas por enquanto é só um rápido raio-x da competição, que classifica seis seleções para o mundial de basquete na Espanha, em 2014. Vamos ver?

Fórmula- 4 grupos de 6 seleções que se enfrentam todos contra todos. os 3 melhores de cada grupo se classificam. Os classificados dos grupos A e B fazem o grupo E, e os 3 classificados dos grupos C e D fazem o Grupo F.

Agora vem a invenção: os classificados de um grupo só enfrentam o do outro grupo na segunda fase: ou seja, os classificados do grupo A só enfrentam o do grupo B; Os resultados dos confrontos diretos dos classificados do grupo se repetem . Depois dessa confusão, quatro de cada grupo se classificam e fazem quartas, semis e finais. quem passar às semi-finais estão classificados.


Se a Espanha (anfitriã) estiver entre esses quatro, os perdedores das quartas se enfrentam por três vagas. Se não estiver, o que será muito difícil, os perdedores disputam duas vagas somente.

Grupo A - Ucrânia, Grã Bretanha, França, Alemanha, Israel e Bélgica

Nesse grupo vemos um primeiro lugar certo, isso se não tivermos uma grande zebra. A França de Tony Parker, Nicolas Batum, Kévin Seraphin, Joakim Noah entre outros, tem tudo para passar fácil, mesmo se a França não tiver todos seus jogadores que jogam na NBA. No segundo lugar poderemos ter a Grã Bretanha, que não é uma seleção de todo ruim, e se Luol Deng, Joel Freeland, Dan Clarke e Robert Archibald estiverem no time, garante o segundo lugar do grupo. Em terceiro, vejo uma disputa entre Alemanha, Israel e Ucrânia. Ucrânia e Israel vão depender de seus jogadores de NBA Omri Cassipi e Kyrylo Fesenko. Já a Alemanha, que veio com uma garotada na qualificação, pode tentar convencer Dirk Nowitzki a disputar a competição. Já a Bélgica, deve ser o saco de pancadas na competição.

Grupo B : Bósnia, Lituânia,Macedônia, Sérvia, Montenegro e Letônia

Um grupo com Bósnia, Sérvia e Montenegro. Que juntas eram a fortíssima seleção da Iuogoslávia. Agora elas tentam atingir o sucesso da antiga nação. Mas para primeiro, a Lituânia de Linus Kleiza e Jonas Valaciunas deve dominar esse grupo. A Macedônia de Bo McCaleb,deve ficar coma segunda posição e Montenegro, Sérvia e Letônia disputam a última vaga do grupo. Montenegro, se levar Nikola Pekovic e Nikola Vucevic, pode até pegar a segunda posição da Macedônia. A Letônia e Sérvia tem bons elencos, mas nenhum all star. A Bósnia tem Mirza Teletovic, mas não deve suficiente para passar de fase.

Grupo C: Polônia, Eslovênia, Espanha, Croácia, República Tcheca e Geórgia

Outro grupo que teremos um primeiro lugar garantido. Espanha. que caiu no grupo mais fácil na minha opinião.A Eslovênia deve ficar em segundo, se tiver o apoio de sua torcida. Mas acredito que disputa vaga pra se classificar com a Croácia,Geórgia e Polônia(As duas últimas se levarem seus jogadores da NBA, Zaza Pachuglia e Marcin Gortat). A República Tcheca deve ser a lanterna do grupo.

Grupo D - Finlândia, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Turquia

Rússia em primeiro, acho que todo mundo concorda com isso, ainda mais se o time tiver Kirilenko, Shved e cia. Os gregos, mesmo com o vexame de ter perdido para a Nigéria e ter ficado fora dos jogos de Londres, deve ser a segunda colocada do grupo.A Itália pode surpreender, mas tem que saber se Belinelli, Bargnani e Galinari, todos da NBA, vem para o torneio. Mas a vaga deve ficar entre os turcos, que tem uma seleção forte, que estranhamente, não foi aos jogos de Londres. Suécia e Finlândia devem fazer número somente.

Será um competição inchada, mas eles deram um jeito confuso de não ter tantos jogos. Mas vamos aguardar por esse competição:

Shotclock

- O Flamengo continua imparável no NBB, a décima quinta vitória seguida e está a 2 do recorda da NBB, que pertence ao Flamengo com 17 vitórias seguidas na competição. Marquinhos e Olivinha vem jogando muito, estão imparáveis. Quando será que o Flamengo irá perder?

- Aliás, o Fluminense apresentou um time de basquete e quer jogar o próximo NBB. Será ótimo para o basquete carioca isso, com Flamengo, Fluminense e Tijuca com bons times na liga. Boa sorte ao tricolor no basquete. E que Vasco e Botafogo, que tem tradição no basquete, voltem a ter times também.

- Na LBF, parece que o Sport Recife será o bicho papão dessa liga. Isso seo Maranhão não surpreender o Americana. São 3 equipes fortes que farão belos jogos. Pena que essa liga tem só 7 times.

- Na NBA, foram divulgados os reservas do all Star Game e cheios de novatos em ASG. Vamos a lista:

Leste: Chris Bosh( Miami Heat), Tyson Chandler(New York Knicks),Luol Deng e Joakim Noah (Chicago Bulls), Jrue Holliday (Philadelphia 76ers),Paul George (Indiana Pacers) e Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)

Oeste: Tim Duncan e Tony Parker (San Antonio Spurs), James Harden (Houston Rockets), David Lee (Golden State Warriors), Zack Randolph (Memphis Grizilles) e LaMarcus Aldridge(Portland Trail Blazers), Russell Westbrook(Oklahoma City Thunder)

eu senti falta de dois armadores nessa lista. Deron Williams e Stephen Curry. E se o Varejão tivesse se machucado, não ia dar pro Chandler não...

-E o New Orleans deixou o Hornets de lado e agora será New Orleans Pelicans na temporada 2013/2014. Não gostei do nome, embora ele tenha o significado de fazer que o pessoal de New Orleans torça mais pelo time (O Pelicano é o símbolo do estado da Louisiana, onde fica a cidade). O bom é que Michael Jordan já sinalizou que quer o nome Hornets, e então teremos de volta o Charlotte Hornets. E com a provável venda do Sacramento Kings para Seattle, será pedir muito para termos o Seattle Supersonics?


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar