Últimas Notícias

Mundial de Ciclismo Estrada 2012 - Um preview das provas olímpicas



Neste domingo (16) teve início o Mundial de Ciclismo - Estrada, a ser sediado na cidade holandesa de Limburg e organizado pela União Ciclística Internacional (UCI). A partir desta terça-feira, teremos a primeira prova que figura em calendário olímpico em disputa, no caso, o contrarrelógio feminino.

Hora de fazer um panorama da competição, quem é favorito e quem corre por fora, além dos brasileiros:

MASCULINO
Contrarrelógio (Quarta, 19/09, a partir de 08:30 da manhã)


Bradley Wiggins em ação (Foto: Getty Images)

No contrarrelógio, a disputa será equilibrada. O outrora grande favorito a vencer a prova, o britânico e atual campeão olímpico Bradley Wiggins apenas disputará a competição no ciclismo de estrada. O tetracampeão mundial, o suíço Fabian Cancellara, também não estará na competição.

Sendo assim, a condição de favorito a conquistar o título mundial da modalidade fica para o alemão Tony Martin, atual campeão mundial na modalidade e medalhista de prata em Londres. Martin teve um 2011 fabuloso, mas 2012 foi um ano de vacas magras para o ciclista, que teve a oportunidade de renascer em Londres, e conseguindo uma prata. Sem dois dos grandes rivais na pista, pode ser a chance de conquistar o bicampeonato e calar a boca de seus críticos na competição.

Podendo acabar com a festa do alemão, o medalhista de bronze em Londres, o também britânico Chris Froome. O atleta de 27 anos vem num somatório de boas performances, e está em fase melhor que a de Martin. Exemplo é o Tour de France, no qual Froome saiu derrotado apenas para Wiggins.

Um nome bastante conhecido dos entusiastas das duas rodas estará também presente na competição: o espanhol Alberto Contador, que vem de retorno de uma suspensão por doping. Esse pode ser seu primeiro título mundial geral e também seu primeiro título de grandeza na modalidade do contrarrelógio. É bom ficar de olho.

Correndo por fora temos o sueco Frederik Kessiakoff, que venceu recentemente a competição na Vuelta a España, Taylor Phinney, norte-americano que é um dos nomes promissores do ciclismo mundial e sendo considerado por alguns como o futuro Lance Armstrong e o veterano canadense Svein Tuft. Vale a pena conferir a prova, que infelizmente não conta com a participação de nenhum brasileiro.

Estrada (domingo, 23/09, a partir de 05:45 da manhã)


Alberto Contador (foto: Autor Desconhecido)

A prova de estrada está com ar mais "glamouroso". Afinal, vários ciclistas da elite mundial estarão pedalando no percurso de 261 km, de Maastricht até um circuito na região de Valkenburg.

E um batalhão de feras estará pedalando por lá atrás do título mundial da competição: Andy Schleck (LUX), o próprio Alberto Contador, Mark Cavendish (GBR), Bradley Wiggins, Taylor Phinney, Tom Booney (BEL) e também as presença de dois medalhistas olímpicos em Londres, o prata Rigoberto Uran (COL) e o bronze Alexander Kristoff (NOR).

A prova de estrada geralmente é incógnita para definir favoritos, já que numa prova que valerá por apenas uma etapa, tudo pode acontecer, e até aquele ciclista que não é muito falado pode muito bem abocanhar uma medalha, caso de Alexander Vinokurov em Londres, que não era favorito e superou os seus mais de 130 adversários.

A representação brasileira na prova se dará unicamente por Rafael Andriato, jovem atleta que foi selecionado pela CBC para representar o Brasil na Holanda deixando atletas como Murilo Fischer e Gregory Panizo de fora.

FEMININO
Contrarrelógio (terça-feira, 18/09, a partir de 09:30 da manhã)


Judith Arndt em ação na Olimpíada (Foto: Getty Images)

O contrarrelógio feminino também estará desfalcado de campeã olímpica: a norte-americana Kristin Armstrong não estará disputando a competição e isso pode beneficiar a medalhista de prata em Londres, a alemã Judith Arndt a pedalar atrás de mais um título mundial nesta modalidade.


Quem também corre atrás do troféu é a campeã de 2010, Emma Pooley (GBR), que fechou a competição em 6° lugar na Olimpíada de Londres. A diferença é que Pooley vem numa descendente e não sabe se continuará pedalando até 2016.

Contando com o fator casa, Ellen Van Dijk pode abocanhar um lugar entre os primeiros lugares. O que pesa contra é o retrospecto ruim da moça, que só conquistou títulos holandeses e europeus sub-23. No mundial do ano passado, ela fechou em 6° e a Olimpíada de Londres em 8°. Um pouco incógnita, mas como falado acima, o fator casa pode pesar.

E também, há a norte-americana Evelyn Stevens, bicampeã em seu país na modalidade e ontem, no contrarrelógio por equipes, ajudou sua equipe, a Lululemon a levar o título mundial.

Assim como no masculino, não teremos nenhuma brasileira nesta prova do contrarrelógio.

Estrada (sábado, 22/09, a partir de 09:30 da manhã)


Marianne Vos levando o ouro na Olimpíada (foto: Getty Images)

Enquanto que no masculino, a competição estará desfalcada do campeão olímpico Alexander Vinokurov, no feminino teremos a campeã, a "dona da casa" Marianne Vos entre as competidoras.


Vos está em um ótimo ano, no qual além da Olimpíada, venceu também a competição do Giro d'Italia no início do ano e a Copa do Mundo, além de várias corridas de apenas um estágio. A holandesa corre atrás do bicampeonato - seu primeiro título veio em 2006, ou seja, seis anos de jejum. É a grande favorita a levar a prova no próximo sábado.

Prata em Londres, Lizzie Armitstead tentará em Limburg finalmente superar sua adversária. A ciclista britânica está em pleno crescimento e pode ser a pedra na sapatilha de Marianne Vos. Além da prata olímpica, Lizzie venceu a tradicional Gent-Wevelgem Race e uma corrida na própria Holanda.

No mesmo hall de favoritas ao título mundial, ainda temos a veterana alemã Judith Arndt, que fora citada logo acima como favorita no contrarrelógio, mas que é ótima também no ciclismo de estrada. A atleta venceu 3 tours no ano, e mesmo com um péssimo resultado em Londres, Limburg pode ser sua chance de se redimir.

Na mesma prova ainda teremos a presença de Olga Zabelinskaya, que foi bronze em Londres de forma surpreendente, Iris Slappendel que é holandesa e fez uma boa apresentação na Copa do Mundo de Ciclismo - Estrada, além de uma infinidade de outras atletas que podem muito bem conquistar o troféu, já que esta é uma competição de apenas um estágio.

A presença brasileira na prova será a de Clemilda Fernandes, que fechou a prova olímpica em uma relativamente boa 23ª colocação, à frente inclusive da alemã Arndt. Mas, ela está longe de ser favorita.

Agora é esperar e curtir as provas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar