Últimas Notícias

Dilma assinará MP para regulamentar orgão antidoping para o Rio 2016




Dez meses após o governo brasileiro ter criado a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta quarta-feira que a presidenta Dilma Rousseff vai assinar Medida Provisória regulamentando o trabalho a ser desenvolvido pelo novo órgão, que funcionará como um departamento do Ministério e terá por objetivo a melhoria do controle da dopagem no País.

Essa regulamentação é uma exigência  da Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping) e do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O ministro, no entanto, não informou quando a MP será editada.

 Hoje, o sistema existente de controle do doping no Brasil é considerado pelo próprio Ministério do Esporte e pelo COI como "pouco eficaz". Os exames antidoping, atualmente, são realizados pelo Ladetec (Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico), do Instituto de Química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em casos que o Ladetec não está credenciado, ou em casos mais sofisticados, o exame tem de ser encaminhado para o exterior. Países que sediam Olimpíadas são obrigados a ter um laboratório apto a realizar todos os tipos de exames antidoping.

O laboratório precisa de anos para entrar em funcionamento e passar pelos testes a fim de que possa ser considerado apto a realizar exames dos atletas para os Jogos Olímpicos de 2016. Pelo compromisso assumido pelo governo brasileiro, o novo laboratório precisaria estar pronto e funcionando até julho de 2015 e o tempo já está sendo considerado "muito apertado" por autoridades do COI. A Medida Provisória será necessária para a estruturação da ABCD, como a criação dos cargos.

Fonte: Portal IG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar