Últimas Notícias

Coluna Lance Livre - Sobre a Copa América 2013



A notícia mais relevante da semana envolvendo a seleção masculina de basquete foi que a FIBA Américas divulgou as datas da Copa América de 2013, na Venezuela, que dará 4 vagas para a disputa do mundial de basquete, que será em 2014 na Espanha. O torneio será disputado entre os dias 20 de Agosto e 1 de setembro e terá a participação de 10 equipes. (Argentina, Brasil, Canadá, Jamaica, Panamá, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Os Estados Unidos, campeões olímpicos, tem a vaga garantida no mundial em 2014. Sei que está faltando muito tempo, mas podemos falar sobre quem tem chances de pegar essas vagas:



Argentina: Terá que começar um processo de renovação para 2016. E vai testar uma nova geração, mesclada aos remanesentes da geração de ouro argentina. Scola, Delfino e Nocioni, terão a companhia de jovens como Facundo Campazzo e Marcos Mata. Sem o super craque Manu Ginóbili, que se aposentou da seleção, os argentinos devem perder um pouco de sua qualidade, mas devem se classificar sem sustos

Brasil: Vem com um moral renovado pelo o quinto lugar em Londres, e ainda defende o título, já que o Brasil é o atual campeão da Copa América. Se todos os jogadores da NBA forem, o Brasil é franco favorito ao título.

Canadá: Se eles ainda tivessem Steve Nash comandando a equipe, eles iam ter grandes chances de classificação, mas o canadenses são incógnitas no campeonato. Seu jogador de mais destaque é  Joel Anthony do Miami Heat, que não é lá aquele jogador que decide partidas. Se não surgir nenhum fenômeno canadense até agosto de 2013, o Canadá deve ficar de fora desse mundial.

Jamaica: É uma seleção média da América Central, que tem o seu maior destaque Samardo Samuels do Cleveland Cavaliers, e Kimini Ffriend que joga no basquete espanhol. Também acho difícil que se classifique no mundial.

Panamá: Outra seleção mediana da America Central que também será difícil que se classifique para o mundial. Seus principais destaques são Gary Forbes do Toronto Raptors e Danilo Pinnock, que vai jogar pelo Brasília no NBB-5.

Paraguai: Só entrou na Copa América graças ao ouro olímpico americano, que abriu essa vaga. Mas os paraguaios deverão ser o saco de pancada da competição. Seus destaques são Guilhermo Araújo, que joga no Paulistano, e Enrique Martinez e Bruno Zannotti que jogam no basquete argentino

Porto Rico: Essa é uma das seleções que aposto para ficarem com uma das vagas no mundial. Tem bons jogadores como Carlos Arroyo e JJ Barea, além dos bons pivôs Daniel Santiago, Renaldo Balkman e Peter John Ramos. Se todos esses jogadores participarem, a chance de Porto Rico é muito boa.

Republica Dominicana: Após perder a vaga dos jogos olímpicos para a Nigéria, os dominicanos passaram por uma crise, e vão querer sair dela se classificando para o mundial. Time eles tem para isso, Francisco Garcia, Al Horford e Jack Martinez são ótimos jogadores e vão querer se recuperar do fiasco que foi no pré olímpico mundial

Uruguai: Os uruguaios tentam buscar aquela tradição que tinham nos anos 50, mas sabem que é muito dificil voltar ao um mundial. Mesmo sabendo que será difícil, eles irão tentar e apostam em Esteban Batista e Leandro Morales para conseguirem um milagre.

Venezuela: Os donos da casa vão tentar surpreender, mas acho que será difícil. Seu jogador na NBA, Greivis Vasquez, será um dos responsáveis por tentar essa proeza, mas vai ser difícil. Se no pré olímpico mundial, nem o apoio da torcida ajudou os venezuelanos, será que dessa vez dá certo?

Resumindo, para mim quem se classifica para o mundial: Argentina Brasil, Porto Rico e República Dominicana

Na próxima coluna vou falar sobre o EuroBasket 2013, que também já teve seus participantes definidos.




ShotClock

- Chris Paul disse que preferiu ser trocado ao Clippers do que o Lakers, porque a sensação de fazer um time médio ser vencedor é mais prazerosa do que vencer em um time tradicional. Gostei da declaração, realmente marca muito mais um ´tiutlo assim do que um título com o Lakers ou Boston.

- Usain Bolt vai fazer um aquecimento especial com New Zealand Breakers, time bicampeão da liga neozelandesa de basquete. E postaram um vídeo dele dando enterradas em um evento na Alemanha. Sem contar que o  Blot vai jogar um amistoso entre Manchester United e Real Madrid pelo time de Manchester. Bolt é o cara que se botar pra jogar pelota basca, ele dá show. veja o vídeo das enterradas. Cheio de estilo o jamaicano.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar