Últimas Notícias

Coluna do Vôlei - Ary Graça e a FIVB, há chance de mudança tal qual a CBV?



Mais uma Coluna do Vôlei para os amigos leitores do Surto Olímpico, e o tema de qual é indispensável falar após o que rolou na semana passada é sobre a eleição do atual presidente da CBV, Ary Graça ao cargo máximo do vôlei mundial, o de presidente da Fédération Internationale de Volleyball, ou num bom português, da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB. Ary derrotou no pleito o presidente da USA Volleyball, Doug Beal e o presidente da Australian Volleyball Confederation, Christopher Schacht.

O que esperar desse mandato de Ary? O novo presidente tem gabarito e moral. Em seu comando, o vôlei brasileiro deslanchou. Tudo bem, que nos últimos anos de Carlos Arthur Nuzman, o nível da modalidade no Brasil estava alto, ao menos no masculino. Mas ainda não tinhamos bons projetos para que acontecesse uma renovação no vôlei brasileiro.

Na Era Ary da CBV, tivemos como ponto alto a instituição de projetos como o VivaVôlei, que atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, levando o esporte como forma de socialização e educação, podendo até mesmo garimpar novos talentos para o esporte. Também tivemos a instituição do projeto da Universidade Corporativa do Vôlei, que serve para capacitar novos profissionais técnicos da área do Vôlei. E o principal, o CT do Vôlei, localizado em Saquarema. Além de reestruturar a gestão da modalidade e as ligas profissionais nacionais do esporte, com o investimento feito pelos patrocinadores e pela televisão. Sinceramente, não lembro de algo que possa ter sido negativo sob a gestão do novo presidente da FIVB.


O novo presidente tem de fazer os pontos positivos em sua gestão na CBV, ou então parte deles serem refletidos na FIVB. Bons projetos para estimular o crescimento do vôlei em várias partes do mundo são o fundamental. E outras coisas pequenas poderiam ser incluídas nesse pacote, como o rodízio de sedes de algumas competições importantes de vôlei, como o Grand Prix, as Copas do Mundo e torneios menores, que quase sempre estão acontecendo no eixo asiático. Obviamente não tenho nada contra esses países sediarem torneios, mas seria importante outros países também terem uma oportunidade de receber um torneio de vôlei de grande porte.

Ary Graça também é favorável a implantação de tecnologia no vôlei semelhante à do tênis, para tirar dúvidas de marcações de arbitragens e evitar erros. Essa ideia tem o apoio da grande maioria dos técnicos e desportistas, e seria ótima a sua aplicação, nas Olimpíadas por exemplo, pudemos conferir muitos erros cometidos pelas duplas de arbitragem, e isso poderia ser a motivação principal para que finalmente tenhamos esse mecanismo tecnológico.

Agora são quatro anos - e mais dois, caso seja reeleito - para poder avançar ainda mais na organização do voleibol mundial, e cabe ao novo presidente dar o pontapé de transformar a FIVB numa referência de federação exemplo para as outras.

CURTINHAS

Em entrevista à rede de TV NBC, a fera tricampeã olímpica do vôlei de praia Kerri Walsh revelou que competiu na Olimpíada grávida de cinco semanas de gestação. A atleta disse que não sabia de nada, e achava que a depressão que a acometia na época seria por conta da pressão de disputar uma Olimpíada. Misty May, a sua parceira disse a ela que "provavelmente você está grávida". O que foi confirmado logo após a conquista da medalha de ouro da dupla. Felicidades à fera, que terá o seu terceiro filho.


O Sada/Cruzeiro continua imbatível neste início de temporada. Após sair com o título Sul-Americano, os cruzeirenses bateram o Vivo/Minas e conquistaram o título mineiro com um resultado até pesado para o padrão das duas equipes: 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/16 e 25/20. Agora, o Sada/Cruzeiro vai se preparar para a disputa do Mundial de Clubes, em outubro. Será que vem o 3° título do ano por aí? Primeiro, o time tem que passar por Trentino (ITA), Tigres (MEX) e Al-Rayyan (QAT) para avançar no torneio.

E para encerrar, mais uma foto do ensaio de Sheila para a revista VIP e divulgada pela própria em sua página no Facebook. Repetindo a informação de semana passada, o ensaio faz parte da edição de outubro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar