Últimas Notícias

Lesão de atleta chinês já era esperada e foi mantida em segredo, diz jornal





Um dos momentos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos de Londres já era esperado pelos chineses, segundo o jornal South China Morning Post. O chinês Liu Xiang ruzou a linha de chegada nas eliminatórias dos 110 m com barreiras com um pé só, após tropeçar logo na primeira cerca. Na CCTV, estatal chinesa de comunicação, o locutor chorava com o acontecimento, mas tudo pode ter sido apenas uma encenação.





Segundo a publicação, a CCTV já sabia que Xiang dificilmente completaria o percurso, por causa de uma lesão no tendão de Aquiles. As autoridades esportivas chinesas também. Mas não puderam falar nada por conta da censura do regime comunista. Xiang teria se lesionado durante a preparação, assim como aconteceu há quatro anos, quando não conseguiu nem largar nos Jogos de Pequim 2008. Em Londres, ele completou a prova mancando e beijou a última barreira, “emocionando” o narrador Yang Jian, da CCTV, que disse: "Se um desportista não tem pés é como se um guerreiro não tivesse armas".

Mas, segundo um diretor da CCTV que não quis se identificar, as palavras do Yang Jian já estavam escritas numa espécie de roteiro. Haveria quatro opções de script para narrar o fracasso de Xiang, e o choro emocionado seria uma delas. Tudo para criar um sentimento dramático para a situação do atleta chinês. A reação ao escândalo gerou mais de dois milhões de comentários em apenas um dia na rede social Sina Weibo, que é o Twitter chinês. Os internautas do país demonstraram insatisfação com a censura imposta pelo governo e que foi aceita pela televisão estatal, e o narrador Yang Jian foi um dos principais alvos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar