Últimas Notícias

Só um milagre...










Dong Hyun Im bateu o recorde mundial no primeiro dia de competições no tiro com arco. Será difícil de tirar o ouro dele ou de qualquer outro sul-coreano (Foto: AFP)

Você percebe que, de fato, o espírito olímpico tomou conta de ti quando você parte para acompanhar tiro com arco e se preocupa em estudar regras, candidatos a medalha, chances reais do Brasil na modalidade e tudo mais. Com isso tudo, modéstia a parte, pude criar certa bagagem de conhecimento sobre a modalidade e partir para dar meus pitacos em relação a fase classificatória da competição realizada no início da manhã de hoje.

Aos que não sabem, a maior potência na modalidade é a Coreia do Sul e é a grande favorita a conquistar o ouro tanto no individual como por equipes. Porém, o líder do ranking mundial do Tiro Com Arco é um norte-americano, Brad Ellison, e é o único que, talvez, possa fazer frente aos sul-coreanos e evitar que eles fiquem com o título. Correndo por fora temos o ucraniano Dmytro Hrachov, que ocupa a 3ª posição no ranking mundial.

Logo de cara, os sul-coreanos já mostraram que são cotadíssimos para conquistar a medalha de ouro. Dong Hyun Im (n° 2 do mundo) fez 699 pontos, bateu o recorde mundial logo de cara e mostrou que vive uma fase sensacional. A segunda melhor pontuação foi de Bubmin Kim (n° 4 do ranking), outro coreano, que fez 698 potos. Por fim, um conterrâneo de ambos fechou o top 3, Jin Hyek Oh (8° melhor arquiero do mundo) assinalou 690 pontos.

Os indícios da soberania da Coreia do Sul já foram dados e isso tudo é ainda mais acentuado quando os arqueiros que poderiam estragar a festa coreana apresentaram um desempenho não muito bom no dia de hoje. O líder do ranking, Brad Ellison, fez apenas a 10ª melhor marca e acendeu uma incógnita sobre si mostrando que talvez, nem ele, seja capaz de parar os sul-coreanos. A outra esperança de evitar um título coreano recai sobre Dymytro Hrachov, que obteve um desempenho ainda mais apático ao fazer apenas ao ter feito 665 pontos e ficado na humilde 28ª competição.

Em meio a um início avassalador e os principais concorrentes apresentando um desempenho bastante mediano, parece que apenas um milagre poderá tirar o título sul-coreano mesmo que ainda tenha muito chão pela frente.

Brasil com chances de ir bem

No tiro com arco, o Brasil tem apenas um representante e ele compete no individual masculino. Daniel Rezende Xavier ocupa a 42ª colocação no ranking e no classificatório da manhã de hoje ficou em 51° lugar com 653 pontos.

Esta fase da competição serve para definir os confrontos entre arqueiros da próxima fase (o torneio de tiro com arco é disputado no formato popularmente chamado de mata-mata) e o brasileiro não deu tanto azar. Embora enfrentará um atleta que obteve um desempenho bastante superior ao seu, o polonês Rafal Dobrowolski que teve a 14ª melhor marca, Daniel tem boas chances de passar ao menos da primeira fase.

Dobrowolski é apenas o 104º no ranking mundial da modalidade, enquanto isso o brasileiro é o 42°. Ou seja, uma vitória não é nada improvável.

No feminino, domínio também é sul-coreano

A fase classificatória do tiro com arco também se deu no início da manhã de hoje e, como no masculino, a Coreia do Sul também foi quem dominou.

Bo Bae Ki (n° 2 do mundo) foi quem obteve a melhor marca, enquanto a também sul-coreana Sung Jin Lee (n° 28 do mundo) surpreendeu e ficou com o segundo melhor desempenho. Em terceiro, uma surpresa Ya-Ting Tan (42ª no ranking), de Taipei.

A líder do ranking mundial, a indiana Deepika Kumari ficou em 8°, enquanto isso, a número 3 do mundo, a chinesa Yuting Fang, decepcionou e obteve apenas o 25° melhor desempenho.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar