Últimas Notícias

A fascinação dos Jogos Olímpicos.

  





Jogos Olímpicos. Uma época fascinante. Época que em que todas os brasileiros viram técnicos de Basquete, Ginástica, Hipismo, Iatismo, tudo que o Brasil tiver alguma chance de medalha. Todos nós viramos analistas e especialistas em todas as modalidades. Se "Faltou um duplo twist carpado ali" "Ah, não acredito, essa bola de meio não pode passar" "Esse vento sudoeste tem que ser aproveitado" soarem familiar, você é um analista esporádico. Não posso fugir disso, também sou um. De verdade, no máximo entendo de Basquete e Futebol, de resto sou um mero espectador, torcedor e palpitador sem nenhum embasamento. Mas isso não faz de mim um mala. Nem você.

Talvez alguns mereçam essa alcunha, já que exigimos medalhas às vezes que são difíceis. Ou o que é pior: o atleta perde a medalha, perdeu sozinho; o atleta vence, a medalha do Brasil sil sil. O atleta, que muitas vezes não tem o apoio necessário, lugar pra treinar está lá tentando fazer história. Quando ganha a medalha ficamos querendo tirar aquela casquinha? É não temos jeito mesmo. Ainda assim, ser um atleta olímpico é o mais fascinante. Mesmo se ele não levar uma medalha, aquele atleta vai dizer para os filhos e netos que disputou os jogos olímpicos. Imagina a sensação, até o Eric Moussambani tem o que dizer aos filhos e netos. E no caso dele, tem muito a orientar sobre como não fazer em Olimpíadas...






Fico maravilhado com os jogos, é uma aura diferente que envolve as Olimpíadas. Ver tantos países participando, escrevendo a história, é algo maravilhoso. Eu, fã do basquete, adoro ver o torneio olímpico, com os Estados Unidos e seus “dream teams”, no masculino e no feminino. Claro que não sou de ferro e sempre rola uma pachecada, e viro aquele analista que citei naquele parágrafo. E quando a Olimpíada chega ao final, fica uma sensação estranha. Um vazio, um “poxa já acabou?” ecoando na cabeça. A partir daí, é esperar quatro anos. Longos quatro anos... Mas, pelo menos dessa vez, as olimpíadas serão disputadas em nossa casa. Mal posso esperar.




Aliás, eu posso esperar sim. Tenho uma Olimpíada agora para analisar. Preciso estar de frente pra TV gritando 'VAI!', Senão o 'duplo twist carpado não vai sair direito, não vão bloquear a jogada de meio, nem vão aproveitar o vento do sudoeste. Sou um torcedor brasileiro, amante dos jogos olímpicos.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar