Últimas Notícias

Papo do Chá das cinco sobre...O Monstro do Lago Ness








O monstro do lago Ness, chamado carinhosamente de Nessie, é a principal lenda urbana escocesa que perdura há mais de 1.500 anos. O monstro é relatado com características físicas semelhantes ao plesiossauro. Pescoço longo e cabeça pequena, tronco grande, membros que funcionavam como remos e uma longa cauda.

Algumas fotografias e muitos relatos foram realizados desde a primeira aparição, para São Columbina, no século VI. Apesar disso, não foram realizadas pesquisas e por um longo período, poucos registros foram realizados. A partir do século XX as aparições começaram a aumentar. Com a fotografia mais acessível para a população, os registros visuais começaram a aparecer e colocar em dúvida a existência do monstro ou não.



Como é de praxe, os Simpsons não poderiam ficar de fora do caso do monstro do lago Ness. Eles desenvolveram um episódio dedicado à Nessie, mostrando o Mr. Burns e Homer Simpson capturando o monstro e levando-o à Springfield. Porém Nessie sente-se infeliz presa e Mr. Burns coloca o monstro para trabalhar em um cassino.

A BBC fez uma vasta e exaustiva caça à Nessie em julho de 2003. Foram utilizadas mais de 600 sondas e mergulhadores percorreram o lago inteiro e nenhuma evidência sobre sua existência foi encontrada. Com isso, a BBC declarou que o monstro não existe e nunca existiu.

Porém, em 2007, o Google Earth capturou imagens no Loch Ness com um animal desconhecido dentro dele. As imagens (foto abaixo) chocaram os funcionários do Google e a empresa decidiu pesquisar mais a fundo as imagens capturadas por ela própria.




Há poucos anos, um paleontólogo escocês, Neil Clark, criou uma teoria para explicar o que de fato seria o monstro do lago Ness. Para ele, seriam apenas elefantes nadando no lago. Aquela região era utilizada pelos circos para descansar e alimentar os animais depois das apresentações. Segundo Clark, a tromba do elefante a parte das costas assemelham-se com as imagens registradas do monstro.
Mas há ainda quem acredite que Nessie é um dinossauro que conseguiu escapar da extinção. A explicação para não ser detectado pelas sondas utilizadas em sua procura porque as sondas modernas não conseguem capturar dinossauros e, como a profundidade pode chegar a 226 metros em algumas partes, é possível que ele possa se esconder nessa área.

O dia 29 de maio é considerado por alguns escoceses a morte de Nessie, pois foi o dia, em 2003, que o governo escocês declarou que o monstro não existia. Mas isso não fez a crença do povo sumir, até hoje há moradores locais que buscam mais informações no lago.

Ainda não conhecemos toda fauna e flora que existe sobre o planeta. Muitos animais ainda não foram vistos e estudados, causando um espanto quando aparecem diante de nossos olhos pela primeira vez. A partir disso, há teorias de que o Nessie seja um desses animais desconhecidos.

Até hoje, foram contabilizadas cerca de 4.000 pessoas alegando que viram Nessie ao longo desses 1.500 anos.

Segue a dúvida: Nessie existiu e ainda existe ou é apenas fruto da imaginação de várias pessoas? O monstro estaria brincando conosco, escondendo-se toda vez que realizamos uma busca sua ou ele apenas não é real? Quando há provas negando sua existência, aparece algum fato novo fazendo renascer a esperança do monstro ser real. E você? Acredita no Nessie ou não?

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar