Últimas Notícias

Papo do chá das cinco sobre o...Futebol




Por Juliana Trombini (@juh_trombini)

O futebol é, atualmente, o esporte mais popular do mundo, com cerca de três bilhões de pessoas que o assistem e o praticam. Nenhuma manifestação coletiva consegue reunir pessoas de diversas faixas etárias, etnias, gêneros e com valores distintos que persiste por tanto tempo em suas vidas como o futebol.


A origem do futebol é algo que traz muita divergência de opiniões. Há relatos de eventos parecidos com o futebol na China, Japão, Itália, Grécia Antiga, Pérsia e nos países nórdicos em diferentes eras. Dentre esses países, China e Itália são os mais aceitos como os possíveis criadores do futebol, por conta de ambos os países possuírem eventos parecidos com o futebol, com várias pessoas correndo atrás de um objeto arredondado e, em cada extremidade, possuir dois postes para que os pontos fossem marcados.

Porém o primeiro país a criar as regras do futebol que conhecemos hoje foi a Inglaterra. Um esporte parecido com o futebol, porém muito mais violento, gerando até mortes, e muito parecido com o Rugby foi a sensação no território inglês no início do século XIX. Cada região possuía um modo diferente de jogar, em algumas era possível jogar com as mãos, e o excesso da violência fizeram com que regras fossem implementadas e também que futebol e Rugby seguissem caminhos diferentes a partir de 1863.

A partir desse ano, clubes de futebol foram criados e, posteriormente, a Inglaterra criou a sua federação em 1872. Além de ser a primeira federação, também participou da primeira partida internacional, no dia 30 de novembro do mesmo ano, contra a Escócia, que na verdade, ainda não havia criado sua federação e foi representada pela equipe escocesa mais antiga, Queen's Park . A partir de então, o futebol ficou conhecido por todo o mundo e novas federações e novos clubes foram criados.
           
Mas não é apenas de passado que o futebol está ligado à Inglaterra. Atualmente o campeonato nacional mais importante e mais forte é o inglês, com audiência de telespectadores superando a de várias outras competições europeias. Os times ingleses também são fortes no campeonato europeu, a UEFA Champions League, com Liverpool e Manchester United como os maiores vencedores ingleses, com 5 e 3 títulos respectivamente.

O futebol é tão importante dentro da Inglaterra que a população que acompanha é fanática. Gostar de futebol é algo que não existe: ou você ama ou você odeia/ignora. A cidade de Londres é a que possui mais times profissionais e ela é dividida entre as equipes. Andar no “território inimigo” com a camisa de seu clube, não é algo que os ingleses costumam fazer para evitar conflitos.
            
Os principais clubes londrinos são Chelsea, Arsenal, Tottenham e West Ham. Apesar de ser a cidade com mais clubes, apenas neste ano quebrou o tabu de ter um time londrino campeão da Champions League com o Chelsea vencendo nos pênaltis o alemão Bayern de Munique.


            
Infelizmente, os ingleses também são conhecidos pela violência no futebol realizada por Hooligans, que denigrem a imagem do futebol. Os Hooligans são pessoas que utilizam o futebol para agirem de forma violenta, descontrolada e assustadora. O filme “Green Street Hooligans”, com Charlie Hunnam e Elijah Wood, feito em 2005, conta um pouco da história dos Hooligans do West Ham e nos permite entrar e conhecer um pouco mais esse universo  que, fora das telas, queremos passar bem longe.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar