Últimas Notícias

O Twitter e os Jogos Olímpicos.


O texto a seguir foi publicado pela jornalista norte americana Mary Pilon do New York Times, e eu achei muito legal, pois fala da grande repercussão que o Twitter deverá ter durante a Olimpíada. Pra quem quiser ver o texto original, em inglês, clique aqui.


Sim, o Twitter já existia durante a Olimpíada de Pequim, mas os Jogos de Londres podem ser um boom para a mídia social.

Muitos atletas Olímpicos famosos tem contas no Twitter, como Michael Phelps, Allyson Felix, Misty May e o Comitê Olímpico Americano, para mencionar alguns.

O Super Bowl tem sido uma atração popular no Twitter, mas a Olimpíada é um evento global, que junta audiências de ricos e pobres, próximos e distantes. A proliferação de celulares na África e na Ásia irão expandir a conexão com atletas a outro nível. Pouco acima de 70% das contas do Twitter são de fora dos EUA.

Em julho de 2011, a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Alemanha, durante o jogo entre EUA e Japão, foram registrados 7.196 tweets por segundo. Mais do que o dobro da Copa do Mundo da África em 2010, quando foram registrados 3.283 tweets por segundo durante a final. Em 2012, a semifinal entre Barcelona e Chelsea registrou a incrível marca de 13.684 tweets por segundo, o recorde da mídia social em um evento esportivo.

Representantes do Twitter compareceram ao encontro dos atletas com a mídia em Dallas (USA) para convencer mais atletas a criarem suas contas no Twitter.

Omid Ashtari, um dos representantes do Twitter, disse: "Fãs começam a prestar atenção e querem saber quem os atletas são." "Quais são as suas histórias pessoais? Quais os seus interesses? Twitter é uma ferramenta para os atletas dividirem as suas jornadas e onde a audiência global da TV irá para achá-los e torcer por eles quando as luzes estiverem sobre eles durante as Olimpíadas." 

Muitos atletas Olímpicos percebem que seu momento no palco global acontecem de quatro em quatro anos. Para esportes que atraem poucos espectadores, como tiro com arco, esgrima ou arremesso de peso, esse breve momento no palco mundial podem ter impacto por anos e os atletas podem decidir em manter a conversação após o fim dos Jogos, levando seus seguidores no Twitter após a Olimpíada.

Mas atletas de elite, que preferem manter seu foco e concentração nos esportes acima de tudo, também podem se surpreender. Alem de tweets positivos de fãs, pode vir o spam. Pensar como e quando lidar com a sua fatia dos 340 milhões de tweets enviados por dia pode ser uma tarefa difícil, tendo que conciliar com calendários de treinamento e entrevistas.

Sarah Robles, da equipe de Levantamento de Peso dos EUA, disse que primariamente usa o Facebook para interagir com os seus fãs apenas nos momentos de folga.

"Eu preciso manter as coisas em perspectiva também," disse Robles. "O que é mais importante: meu treinamento ou dizer para aleguem o que eu estou fazendo? Isso não está necessariamente no topo das minhas prioridades."

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar