Últimas Notícias

Parada das Nações: Itália


Sigla: ITA
Medalhas na história: Ouro 206 | Prata 178 | Bronze 193 | Total: 577
No Rio de Janeiro... Ouro 8 | Prata 12 | Bronze 8 | Total: 28

Os uniformes azuis italianos possuem muita história nos Jogos Olímpicos. Desde a primeira edição, o país só ficou de fora em St. Louis 1904. A Itália também já foi sede de uma edição, em 1960, com a cidade de Roma.

Desde Los Angeles 1984 o país leva aos Jogos pelo menos 250 atletas, tendo como topo a marca de 364 atletas em Atenas 2004.

Esportes Fortes:

Esgrima: A Itália criou a esgrima moderna, e nos Jogos Olímpicos são o país mais respeitado do esporte. Quase um terço das medalhas de ouro conquistadas pelo país vieram da esgrima. Valentina Vezzali é dona de seis ouros. Nedo Nadi e Edoardo Mangiarotti também possuem o mesmo número. Em Londres 2012 uma façanha: A Itália foi ouro, prata e bronze no florete individual feminino e no Rio 2016 foi um ouro e duas pratas.

Ciclismo: Desde Barcelona 1992 a Itália não volta de uma Olimpíada sem medalha no ciclismo. O país soma 32 ouros no esporte, em 2016 Elia Viviani quebrou o jejum que vinha desde 2004 no topo do pódio, com o título no Omnium masculino.

Atletismo: A Itália possui uma escola muito respeitada na marcha atlética. Oito dos 19 ouros do país no esporte vieram com a modalidade, sendo que os dois últimos medalhistas de ouro do atletismo italiano são da marcha: Alex Schwazer, nos 50km de Pequim, e Ivano Brugnetti, nos 20km de Atenas.

Paltrinieri vem tentar o bicampeonato olímpico nos 1500m

Destaques:

Gregório Paltrinieri (Natação e Maratona Aquática) - Paltrinieri foi campeão olímpico nos 1500m e vai buscar o bicampeonato, além de tentar uma inédia medalha nos 10km da Maratona Aquática. O italiano também foi campeão em dois dos últimos três mundiais nos 1500m, tendo sido bronze em 2019.

Equipe masculina de Polo Aquático: A Itália vem obtendo excelentes resultados na modalidade, tendo sido campeã mundial em 2019 e está em uma sequência de dois Jogos Olímpicos com medalhas, com a prata em 2012 e o bronze em 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar