Últimas Notícias

Rede hoteleira suspende apoio aos Jogos de 2024 após acordo do COI com site de hospedagem privada


A plataforma de aluguel de hospedagem privada, Airbnb, tornou-se o patrocinador do Comitê Olímpico Internacional (COI) por nos nove anos, englobando as próximas dez edições das Olimpíadas de Verão e Inverno. Entretanto a empresa do Vale do Silício encontrou seu primeiro desafio em relação aos organizadores dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e as consequências para a rede de imóveis e hoteleira da capital francesa, a última retirando seu apoio ao evento.

Muitos proprietários de apartamentos retiraram do mercado seus imóveis para o aluguel a longo prazo dentro da plataforma. Com isso, o preço de aluguel disparou com a menor oferta desses locais no mercado, gerando descontentamento por parte dos cidadãos parisienses, podendo gerar uma crise no setor imobiliário.

Além disso, os donos de hotéis consideraram o acordo com a empresa on-line prejudicial aos negócios da categoria, sempre impulsionada por eventos desse nível, classificando como "perturbadora" a presença do site. Entretanto, a tendência é essa realidade dentro do mundo digital se expanda e acaba influenciando não apenas em mega-eventos, mas para o dia-a-dia das grandes cidades.

"A plataforma já reluta em cobrar a taxa de turismo, identificando os contribuintes e seus endereços de maneira clara, conforme a lei o exige, a partir de priemiro de janeiro deste ano", denunciou Laurent Duc, presidente da Umih Hoteleira. Os hoteleiros suspenderão sua participação na organização dos Jogos Olímpicos de 2024, disse Duc, à margem do congresso nacional reunindo 600 profissionais de todo o país.

Em defesa, o chefe do Comitê Organizador Paris 2024 Tony Estanguet afirmou em comunicado a relação duradoura com o setor. "Trabalhamos com (profissionais de hotelaria) há vários anos. Por exemplo, já reservamos mais de 40.000 quartos para eventuais necessidades em 2024". O comitê afirmou ainda negociar com a Umih a reserva de muitos quartos para acomodar atletas e espectadores.

Foto: Charles Platiau/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar