Pentatlo Moderno chega a 46 das 72 vagas definidas para Tóquio 2020


Faltando pouco menos de 250 dias para o início dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Pentatlo Moderno já definiu quase dois terços de seus atletas para o torneio no Japão. Das 72 vagas que a modalidade terá direito nos Jogos do ano que vem, 46 já têm dono. Os pentatletas da Ásia e da Oceania foram os que carimbaram seus passaportes mais recentemente, com a qualificação para eles realizada na semana passada.

No Campeonato da Ásia e da Oceania, 12 vagas foram distribuídas, classificando nomes do Japão, China, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Uzbequistão e Cazaquistão. A qualificação da Ásia e Oceania encerrou as classificatórias continentais para Tóquio 2020 após África, América e Europa terem as suas.

Foi na qualificação americana, aliás, que a brasileira Ieda Guimarães, 19 anos, garantiu a sua vaga. Os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 foram usados para definir 10 nomes do continente para os Jogos. Ieda se classificou ao ser a melhor sul-americana do torneio.

As últimas 26 vagas para Tóquio 2020 serão definidas no Mundial do ano que vem, em maio, na China, quando serão classificados seis atletas (três em cada gênero); e no ranking olímpico que está sendo formado e vai até junho. 

Para preencher as 72 vagas dos Jogos de Tóquio, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) pode distribuir quatro vagas para países que não se classificam para manter o critério de universalização da modalidade. 

De acordo com as regras da qualificação, cada país pode classificar até quatro pentatletas para os Jogos, dois em cada gênero. Com isso, Lituânia e Bielorrússia já atingiram a cota máxima entre as mulheres e Inglaterra, França e Coreia do Sul entre os homens.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 vão acontecer de 22 de julho a 9 de agosto do ano que vem. As disputas do Pentatlo Moderno serão realizadas na reta final do torneio, de 6 a 8 de agosto. A modalidade terá eventos individuais feminino e masculino, com seis medalhas distribuídas no total.

As provas do Pentatlo Moderno no torneio vão acontecer no Musashino Forest Sport Plaza (esgrima tradicional) e no Estádio de Tóquio (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Será a primeira vez que os cinco esportes serão realizados em uma única arena em uma Olimpíada.

PENTATLETAS CLASSIFICADOS PARA TÓQUIO 2020

Feminino
Ieda Guimarães (Brasil)
Leydi Laura Moya (Cuba)
Lourdes Marcela Cuaspud (Equador)
Mariana Arceo (México)
Samantha Achterberg (EUA)
Haydy Morsy (Egito)
Laura Asadauskaite (Lituânia)
Gintare Venckauskaite (Lituânia)
Iryna Prasiantsova (Bielorrússia)
Volha Silkina (Bielorrússia)
Elena Micheli (Itália)
Marisa Oteiza (França)
Kate French (Inglaterra)
Annika Schleu (Alemanha)
Sarolta Kovacs (Hungria)
Natalya Coyle (Irlanda)
Adelina Ibatullina (Rússia)
Kim Sehee (Coreia do Sul)
Natsumi Tomonaga (Japão)
Zhang Mingyu (China)
Alise Fakhrutdinova (Uzbequistão)
Elena Potapenko (Cazaquistão)
Rebecca Jamieson (Nova Zelândia)

Masculino
Charles Fernandez (Guatemala)
Esteban Bustos (Chile)
Lerter Ders (Cuba)
Sergio Villamayor (Argentina)
Amro Elgerizy (EUA)
Joseph Choong (Inglaterra)
James Cooke (Inglaterra)
Valentin Prades (França)
Valentin Belaud (França)
Jun Woongtae (Coreia do Sul)
Lee Jihun (Coreia do Sul)
Patrick Dogue (Alemanha)
Bence Demeter (Hungria)
Justinas Kinderis (Lituânia)
Lukasz Gutkowski (Polônia)
Sherif Nazeir (Egito)
Martin Vlach (República Tcheca)
Alexander Lifanov (Rússia)
Luo Shuai (China)
Shohei Iwamoto (Japão)
Pavel Ilyashenko (Cazaquistão)
Alexander Savkin (Uzbequistão)
Edward Fernon (Austrália)

Foto: Tóquio 2020

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes