Últimas Notícias

Ex-técnico das seleções brasileira e americana de hipismo é banido do esporte por acusação de abuso sexual





Ex-técnico da seleção brasileira e dos Estados Unidos no hipismo, o americano George H. Morris, de 81 anos, foi banido para o resto da vida do esporte após uma investigação sobre abuso sexual envolvendo menores de idade. 

A decisão foi publicada nesta terça-feira(19), mas o ex-treinador, que é considerado uma lenda do hipismo, já estava afastado desde agosto pela Equestrian Federation. Organização responsável por investigar casos de má conduta em esportes olímpicos, a U.S. Center for SafeSport o excluiu permanentemente após julgar um recurso apresentado por ele. A informação é do jornal New York Times.

"Não importa o quão importante é a pessoa no campo esportivo, ou o fato de as acusações serem antigas, ninguém está livre de prestar contas" disse Ju'Riese Colón, diretora executiva do SafeSport em um comunicado emitido nesta terça-feira.

Ao menos duas pessoas se apresentaram e declararam ter sido vítimas de George H. Morris quando ainda eram menores de idade. As acusações de abuso, ocorridas nos anos 1960 e 1970, resultaram numa investigação que durou meses.

"As conclusões dessa investigação, cujos detalhes o centro guarda sigilo para proteger as vítimas, justificaram a sua expulsão, proibindo-o perenemente de atuar como treinador. É a penalidade mais dura já estabelecida pelo centro e uma medida que não foi adotada levianamente", Completou Ju'Riese.

Não cabe mais recurso por parte do americano. Somente a proibição provisória inicial já tinha provocado uma erupção no mundo equestre, já que o ex-treinador era ídolo de muitos praticantes e amantes da modalidade. Cavaleiros olímpicos, inclusive, foram correndo defender o ex-técnico e criticar seus acusadores.

Morris levou a medalha de prata nos saltos na Olimpíada de 1960, em Roma, antes de se tornar técnico e comandar as equipes do Brasil e dos Estados Unidos. Ele foi treinador da seleção na Rio 2016.

foto: Trevor Meeks

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar