ITF anuncia novo formato de qualificação da Copa Davis

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou o formato expandido da nova Copa Davis, que agora altera também as competições do Grupo I e Grupo II. O que antes eram competições regionais foi transformado no Grupo Mundial I e Grupo Mundial II. 

Uma nova rodada eliminatória foi adicionada para os Grupos Mundiais I e II e acontecerá em março, em paralelo ao Classificatório para o novo formato da Copa Davis, organizado pelo ex-jogador de futebol espanhol Gerard Pique. 

72 times jogarão em três níveis (veja a fórmula na imagem acima). Os quatro melhores times da Copa Davis de 2019 estarão assegurados na edição de 2020. 

Enquanto os organizadores alegam que isso permitirá que mais equipes joguem em nível internacional, o novo formato vai contra um dos principais atrativos da antiga Copa Davis, que era o país atuar diante de sua própria torcida, já que menos jogos deverão acontecer durante o ano.

A ITF também não explicou se dois países receberão um WC antes ou depois dos jogos de março ou se ajudará financeiramente a federações que precisem de ajuda para se deslocar através do planeta para disputar a Copa Davis. 

Os Grupos III e IV seguirão sendo jogados de forma regional, durante uma semana em formato todos contra todos. 

Foto: ITF / Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes