Últimas Notícias

Coreia do Sul recorre ao COI contra bandeira do Sol Nascente, mas comitê de Tóquio 2020 continua não proibindo a sua exibição


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio, voltou a dizer que não irão proibir a exibição da bandeira do Sol Nascente durante o evento.

A polêmica veio a tona quando a Coreia do Sul pediu a proibição junto ao comitê organizador e depois junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Os coreanos alegam que a bandeira, símbolo do país por um século e utilizada durante a II Guerra Mundial, equivale a suástica, símbolo do nazismo alemão.

Para muitos coreanos, a bandeira, utilizada entre 1910 e 1945, é simbolo da invasão japonesa a Península da Coreía.

Em entrevista a agência Reuters, a porta voz do comitê organizador Masa Takaya disse novamente que não vai proibir a exibição da bandeira. De acordo com Takaya, a exposição da bandeira é muito popular no Japão e isso não significa uma declaração política.

A relação entre os dois países tem se deteriorado ultimamente, principalmente após o Supremo Tribunal da Coreia do Sul ter decidido que as empresas do Japão devam indenizar os coreanos que foram submetidos a trabalhos forçados em minas e nas fábricas. De acordo com os japoneses, esse assunto foi resolvido em um tratado de 1965.

Foto: Reprodução/Fox News

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar