Bronze no Aberto da Costa Rica, Eduardo Baretta entra no top-100 do ranking mundial no taekwondo


Eduardo Baretta conquistou, na última sexta-feira, a medalha de bronze no Aberto da Costa Rica, realizado na capital San Jose. O atleta catarinense, de 19 anos, porém, conseguiu mais do que isso. Na atualização do ranking mundial da categoria até 58 kg, divulgado no último dia 2, o lutador aparece pela primeira vez entre os 100 melhores do planeta na divisão de peso. Ele é o segundo melhor brasileiro ranqueado. 

A temporada de Eduardo Baretta tem sido espetacular. Titular pela primeira vez da seleção brasileira sênior ao vencer o Grand Slam realizado em fevereiro, o lutador estreou em Campeonatos Mundiais levando o nome da sua cidade - Navegantes – à principal competição de taekwondo do ano. 

Na última sexta-feira, no Aberto da Costa Rica, Eduardo Baretta esteve entre os melhores mais uma vez. Nas oitavas, derrotou Jose Barabona, de El Salvador, por 20 a 0. Em seguida, nas quartas de final, passou pelo porto-riquenho Angel Martinez com o placar de 23 a 13. Na semifinal, acabou derrotado pelo medalhista no último Mundial e também brasileiro Paulo Ricardo Melo por 12 a 6, que terminou com a prata. 

Com a medalha de bronze – a sua primeira em eventos internacionais na categoria sênior –, Baretta garantiu pontos para o ranking mundial e, agora, figura entre os 100 melhores do planeta. De acordo com o atleta catarinense, a nova posição na lista serve de motivação e como reconhecimento por uma temporada que ficará marcada na sua história como taekwondista. 

“Estou muito feliz de estar na posição número 100. Este ano está sendo de ouro para mim. Acabei de entrar no top 100 do ranking mundial em uma das categorias mais difíceis do taekwondo. Para mim, isso é magnífico e só me mostra que estamos no caminho certo. Quero ainda mais. Quero ver meu nome como top 1 deste ranking”, disse. 

Para continuar buscando pontos no ranking mundial, Eduardo Baretta está no Aberto do Chile, que começará neste dia 12, em Viña del Mar.

Foto: Arqiovo Pessoal

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes