Últimas Notícias

Apesar de contrato com time de futebol, Caster Semenya confirma que não se aposentou do atletismo


Caster Semenya esclareceu que não se aposentou do atletismo, apesar de assinar contrato pelo clube de futebol sul-africano JVW.

Semenya, bicampeã olímpica de 800 metros, poderá fazer sua estréia na Sasol Women's League na próxima temporada da competição.

Isso acontece depois que ela perdei um caso histórico contra a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) no Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) em maio, o que significa que ela terá que tomar medicamentos para reduzir seus níveis de testosterona, se ela quiser continuar correndo no cenário mundial.

A tricampeã mundial estava tentando bloquear novas regras sobre a participação feminina trazidas pela IAAF, que insiste que está procurando criar condições equitativas.

Semenya portanto não irá disputar o mundial desse ano no Qatar.
Inicialmente, Semenya recebeu permissão para competir na pendência de um recurso, mas isso foi anulado pelo Supremo Tribunal da Suíça em julho.

Em um post no Twitter, um dia depois de anunciar sua assinatura com a JVW, a garota de 28 anos insistiu que não havia encerrado sua carreira no atletismo.

A JVW foi formada em 2013 pela atual capitã da África do Sul, Janine van Wyk, que disse a uma fonte do The Tide que Semenya "não desistiu de correr".

Semenya argumentou que seus níveis de testosterona ocorrem naturalmente e seus apoiadores, incluindo a Associação Médica Mundial e o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

As novas regras da IAAF afirmam que os corredores com altos níveis de testosterona, que competem entre 400m e 1000 metros, devem tomar medicamentos ou competir contra homens.

Semenya é de longe o atleta mais destacado em quem as regras terão impacto.

Ao fazer seu veredicto, o CAS admitiu que a regra era "discriminatória", mas também disse que a política era "necessária, razoável e proporcional" para proteger a justiça do esporte feminino.

Foto: Caster Semenya/Twitter

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar