Seleção brasileira de goalball encara Mundial de Jovens antes do Parapan de Lima 2019


As seleções de jovens feminina e masculina de goalball embarcam nesta quarta-feira, 31, para Sydney, Austrália, onde disputarão o Campeonato Mundial da modalidade. A competição será realizada de 5 a 10 de agosto e é destinada para atletas que tenham até 19 anos. Os técnicos das Seleções Brasileiras juniores também integram a comissão técnica que acompanhará as Seleções principais nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a partir do dia 23.

As equipes jovens ficaram reunidas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, por dois dias para os últimos ajustes antes do Mundial. Após esta competição, Roger Scherer e Altemir Trapp atuarão como preparador físico e analista de desempenho, respectivamente, com as Seleções principais. A última fase de treinamento dos times de goalball antes do Parapan terá início no domingo, 11, mas os técnicos das Seleções de jovens se apresentarão um dia depois retornarão da Austrália no dia anterior.

“Eu já imaginava que fosse acontecer essa coincidência de datas. Assim que voltar para cá, o foco será a Seleção adulta, mas não deixo totalmente as jovens, pois mantemos contato. Estou organizando minhas coisas pessoais porque vou ficar um mês ausente. Felizmente, nós temos uma equipe multidisciplinar que traçou uma estratégia para minimizar os efeitos do fuso horário”, comentou Roger Scherer, técnico da Seleção feminina jovem.

“Eu tenho me preparado psicologicamente, porque todas essas competições exigem muito emocionalmente. No caso dos jovens, nós vamos tentar conquistar um título inédito. É bastante satisfatório acompanhar a trajetória deles. Temos atletas na Seleção principal que disputaram o Mundial de Jovens anteriormente. Espero ver os jovens de hoje crescerem”, disse Altemir Trapp, técnico da Seleção masculina jovem.

Na última edição do Mundial de jovens de Goalball, realizada em Budaors, na Hungria, o Brasil encerrou sua participação com duas medalhas. O time masculino ficou com a prata e o feminino, com o bronze. O paraibano Emerson Ernesto integrou a equipe vice-campeã na Hungria e foi convocado para vestir a camisa da Seleção nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, ao lado de Leomon Moreno e Alex Sousa, que participaram do Mundial de jovens em 2013, nos Estados Unidos.

O Campeonato Mundial de Jovens de Goalball ocorre a cada dois anos e serve como primeira oportunidade de ingressar à Seleção Brasileira em viagem internacional para os convocados, com exceção de Letícia Silva e Mônica Santos, que participaram do último Mundial em 2017.

Confira a programação do Brasil no Mundial de Sydney:
Feminino

05/08 - Brasil x Austrália
06/08 - Brasil x Tailândia
07/08 - Brasil x Alemanha
07/08 - Brasil x Grã-Bretanha
08/08 - Brasil x Coreia do Sul

Masculino
05/08 - Brasil x Polônia
06/08 - Brasil x Tailândia
06/08 – Brasil x Austrália
07/08 - Brasil x Coreia do Sul
08/08 - Brasil x Suécia

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes