Últimas Notícias

Goalball feminino brasileiro faz história e fatura ouro inédito no Mundial de Jovens


Guardem estes nomes: Ana Beatriz Bernardo, Danielle Longhini, Emily dos Santos, Letícia da Silva e Mônica Santos. Estas cinco garotas fizeram história na última madrugada ao derrotarem a Austrália por 5 a 0 na final do Mundial IBSA de jovens de goalball, e conquistarem uma inédita medalha de ouro para o Brasil nesta competição.

Em sua terceira participação no evento com as seleções feminina e masculina, o País jamais havia subido ao lugar mais alto do pódio. A festa na Austrália, onde foi disputado o Mundial, ganhou ainda mais brilho com a prata obtida pelos rapazes, que acabaram derrotados pela Tailândia por 5 a 4 no golden goal da prorrogação, após empate em 4 a 4 no tempo regulamentar.

“O grupo conseguiu manter o foco e o equilíbrio ao longo da competição e, na partida final, a equipe apresentou muita maturidade e paciência para conquistar este título para o Brasil. Essa conquista é o reflexo da seriedade do trabalho de base e da fomentação do goalball brasileiro”, comemorou Roger Scherer, técnico da seleção jovem feminina e preparador físico da seleção principal.

A campanha do quinteto feminino foi impecável: sete vitórias em sete confrontos disputados, com 59 gols marcados e 19 sofridos. A atleta Danielle Longhini, da APADV-SP, ainda foi eleita a melhor do torneio.

Na final, a equipe reencontrou as donas da casa, repetindo o duelo que marcara a abertura do campeonato. Diferentemente do 11 a 7 mais disputado do primeiro embate, desta vez as meninas do Brasil sobraram em quadra e construíram um sólido 5 a 0 sem grandes sustos. Vale lembrar que

Emoção até o fim com os garotos

Vice-campeão em 2017, o Brasil chegou à decisão contra a Tailândia com apenas uma derrota no percurso: justamente para os asiáticos, na fase de classificação, por 7 a 3. Mais consistente, apesar da pouca idade – era a seleção mais jovem do torneio –, a equipe se manteve à frente no placar durante quase todo o jogo, permitindo o empate em quatro gols que levou a final para a prorrogação. Os tailandeses conseguiram o “gol de ouro” e ficaram com o primeiro lugar.

“Foi uma experiência diferente para os meninos por competirem contra adversários que apresentavam uma faixa etária limítrofe dentro da competição, e nossa equipe sendo a mais jovem desse evento. Mas nem por isso eles se omitiram e conseguiram apresentar uma boa performance dentro de quadra. A derrota na final não ofusca em hipótese alguma o grande goalball que foi apresentado”, avaliou Altemir Trapp, técnico da seleção jovem masculina e analista de desempenho da seleção principal.

Abaixo seguem os resultados do Brasil:
Feminino
Primeira fase
Brasil 11 x 7 Austrália
Brasil 11 x 1 Tailândia
Brasil 7 x 1 Alemanha
Brasil 7 x 3 Grã-Bretanha
Brasil 10 x 4 Coreia do Sul

Semifinal
Brasil 8 x 3 Coreia do Sul

Final
Brasil 5 x 0 Austrália

Masculino
Primeira fase
Brasil 2 x 0 Polônia
Brasil 3 x 7 Tailândia
Brasil 11 x 1 Austrália
Brasil 6 x 4 Coreia do Sul
Brasil 6 x 4 Suécia

Semifinal
Brasil 6 x 1 Polônia

Final
Brasil 4 x 5 Tailândia

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar