Tour de France 2019 - Etapa 20: Egan Bernal faz história e conquista o título


Fechando a sequência de três etapas nos Alpes franceses, foi disputada a vigésima e penúltima etapa do Tour de France, que foi de Albertville, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1992, até Vale Thorens. Em função do mau tempo na região, a etapa foi encurtada para apenas 59.5 km de percurso.

Após quase duas horas de prova, a etapa foi vencida pelo italiano Vincenzo Nibali, da equipe Bahrain, seguido dos espanhóis Alejandro Valverde e Mikel Landa. Esta foi a sexta vez que Nibali venceu uma etapa do Tour de France, ele que foi campeão em 2014.

O colombiano Egan Bernal foi o quarto colocado na etapa, o suficiente para fazer história e garantir o título do Tour de France pela primeira vez para um ciclista sul-americano. Com 22 anos de idade, Bernal foi o mais jovem ciclista a vencer o Tour de France desde a Segunda Guerra Mundial.

Com o título do Bernal, agora a Colômbia possui títulos nas três Grandes Voltas, já que Luis Herrara foi campeão da Vuelta a España em 1987 e Nairo Quintana foi campeão do Giro d'Italia em 2014 e da Vuelta a España em 2016.

O britânico Geraint Thomas, quinto na etapa, ficou com o vice-campeonato do Tour de France, garantindo a dobradinha da equipe Ineos. O holandês Steven Kruijswijk terminou em terceiro lugar. O francês Julian Alaphilippe, que liderou boa parte da competição, não resistiu às etapas de montanha terminando em quinto lugar na classificação geral.

Outros dois ciclistas colombianos  terminaram no Top 10, algo inédito na história do país: Rigoberto Uran (7°) e Nairo Quintana (8°).

A última etapa será de Rambouillet com chegada nas Champs-Élysées em Paris. Ela valerá apenas para os sprinters, não sendo computada para efeito de classificação geral.

Foto: Le Tour de France

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes