Pan-Americano de Esgrima 2019 - Último dia: EUA fecham com 10 ouros, mas perdem final para Cuba


O último dia de disputa do Pan-Americano de Esgrima viu a maior surpresa da competição, com o time cubano de Espada Masculina triunfando sobre os ultra-favoritos norte-americanos na final. Já no Sabre Feminino, que encerrou a competição, tudo conforme o esperado: vitória norte-americana sobre as canadenses. Os bronzes ficaram com Argentina e México respectivamente.

As equipes brasileiras tiveram sortes distintas, ainda que ambos tenham perdido seus jogos de estreia. O time da espada quase ganhou da medalhista argentina (45-44) nas quartas e após derrota para a Venezuela (41-30), dos irmãos Limardo, terminou em sétimo lugar ao vencer a Colômbia (45-38). Já as meninas do Sabre iniciaram a competição com uma esperada derrota para o Canadá (45-25) antes de duas vitórias que sacramentaram o quinto lugar: República Dominicana (45-38) e Argentina (45-41).

Os EUA sagraram-se como verdadeiros dominadores continentais com 10 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. As únicas conquistas que lhes escaparam foram na Espada masculina, tanto em individual quanto em equipes. Aproveitaram então Venezuela que terminou em segundo no quadro, com 1 ouro e 2 pratas e Cuba que veio em terceiro com 1 ouro e 1 prata. Ótimo resultado também tiveram os anfitriões, com 10 medalhas no total: 5 pratas e 5 bronzes.

O Brasil terminou a competição em quinto lugar, com 4 pódios, a frente da Argentina (5 medalhas, mas todas de bronze): 2 pratas (Guilherme Toldo no Florete Masculino e equipe de Espada Feminina) e 2 bronzes (Nathalie Moellhausen na Espada Feminina e equipe do Florete Masculino). As equipes seguirão o ano todo disputando ponto a ponto com os canadenses pela vaga adicional americana: O Brasil está atualmente em 19º lugar, 26 pontos atrás das canadenses, em 16º, na Espada Feminina, enquanto foram ultrapassados pelos canadenses no Florete masculino: estão atualmente em 16º, apenas sete pontos atrás da equipe do norte.

Foto: Divulgação / Facebook USA Fencing

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes