Últimas Notícias

Grã-Bretanha e Lituânia ganham a etapa de Tóquio da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno


O Pentatlo Moderno realizou, de sexta a domingo, 28 a 30 de junho, o seu evento teste para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Foi a primeira modalidade olímpica a ter um evento oficial das Olimpíadas do ano que vem. O torneio que serviu de teste do esporte para os Jogos foi a Final da Copa do Mundo.

Além das desejadas medalhas de ouro, prata e bronze, a Final da Copa no Japão também distribuiu duas vagas para os Jogos do ano que vem. Os campeões individuais carimbaram seus passaportes para Tóquio 2020.

No feminino, quem se deu bem foi a campeã de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, que além do ouro na Final da Copa do Mundo deste ano, coleciona vários outros importantes títulos na modalidade. Ela chegou ao lugar mais alto do pódio com 1.394 pontos, seguido da francesa Elodie Clouvel, com 1.383 pontos, e da alemã Annika Schleu (1.366).

“Estou muito feliz porque conquistei a classificação para os Jogos Olímpicos. Eu gosto muito dessa cidade. Agora acho que estou pronta para os Jogos”, Asadauskaite comemorou.

Já no masculino, o passaporte carimbado foi o do inglês Joseph Choong, que aos 24 anos é um dos grandes destaques atuais da modalidade. Ele chegou ao lugar mais alto do pódio no Japão com 1.457 pontos, seguido do alemão Faly Marvin Dogue, que teve 1.456 pontos, e do chinês Shuhuan Li (1.446).

“É tão bom ter conquistado a vaga olímpica. Gostaria de agradecer aos meus pais pelo apoio ao longo dos anos. Eles têm sido fantásticos”, disse Choong.

Asadauskaite e Choong vão se juntar aos egípcios Haydy Morsy e Sherif Nazeir dentre os classificados para Tóquio 2020. Haydy e Sherif garantiram suas vagas no Campeonato Africano, realizado em fevereiro, no Cairo, que serviu de qualificação do continente para os Jogos.

“Obrigado a Tóquio por permitir incluir o revezamento para que pudéssemos ter uma competição completa. Parabenizo a todos os atletas pelas apresentações e desejo sorte a eles nos próximos eventos de qualificação olímpica”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Brasileiros disputam o Revezamento Misto
Felipe Nascimento e Priscila Oliveira foram convocados pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para a disputa revezamento misto do torneio. Eles foram chamados após um bom desempenho na quarta etapa da Copa do Mundo, no fim de maio, na República Tcheca. Graças ao apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os dois conseguiram viajar a Tóquio.

Apesar de o revezamento misto, tradicional na modalidade, não contar no programa olímpico, ele faz parte das principais competições do Pentatlo Moderno. 

Apesar de ser o evento teste oficial do Pentatlo Moderno em Tóquio 2020, a Final da Copa do Mundo não foi disputada em todas as instalações que serão usadas nos Jogos. As provas da modalidade do ano que vem acontecerão no Musashino Forest Sports Plaza, que vai sediar a esgrima tradicional, e no Estádio de Tóquio, que reunirá as cinco provas das finais em um só lugar (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run).

Será a primeira vez que a modalidade terá um “estádio de Pentatlo Moderno” nas Olimpíadas. Além do Pentatlo Moderno, o Estádio de Tóquio também vai sediar o rugby e partidas de futebol.

Na Final da Copa do Mundo, apenas o Musashino foi testado, sediando a natação e a esgrima tradicional. Já a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run aconteceram na AGF Fiel, que faz parte do complexo esportivo que também tem o Musashino.

No torneio, Felipe e Priscila começaram com o 14º melhor desempenho na luta com a espada da esgrima, quando conquistaram 184 pontos. Na natação, eles nadaram os 200 metros estilo livre no nono melhor tempo, 2min00s98, que lhes garantiram 309 pontos. No hipismo, eles fizeram a 14ª melhor apresentação de saltos com o cavalo, garantindo 239 pontos.

Já no laser-run, os brasileiros terminaram as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida em 12min09s. Foi o 16º desempenho da prova, que lhes asseguraram 571 pontos.

“Estou muito feliz por essa oportunidade de fazer o revezamento misto na Final da Copa do Mundo em Tóquio. Nosso desempenho não foi tão bom quanto o anterior, mas está valendo, servindo como experiência. Obrigada Felipe! Juntos somos mais fortes”, Priscila agradeceu.

Mestas dos atletas: Lima 2019
A próxima competição de Felipe e Priscila serão os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, que começam no fim do mês no Peru. As provas do Pentatlo Moderno no torneio serão realizadas de 27 a 30 de julho, um dia depois da abertura dos Jogos. Lá, eles terão a companhia dos pentatletas brasileiros Danilo Fagundes, 31, Ieda Guimarães, 18, e Isabela Abreu, 24.

Lima 2019 vai distribuir ao todo 10 vagas para Tóquio 2020, sendo duas para os campeões, quatro para os melhores colocados dentre os países da América Central e outras quatro para os sul-americanos. No entanto, apenas um atleta por país pode classificar em cada evento do torneio.

“Estou muito feliz de ter competido nessa Final de Copa do Mundo. Experiência incrível, lugar incrível... já deu para sentir o gostinho dos Jogos Olímpicos. Quem sabe ano que vem não estamos por aqui novamente”, resumiu Felipe, que completa 26 anos nesta quarta, 3.

Foto: UIPM

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar