Estados Unidos conquista o hepta no Mundial de Basquete masculino sub-19; Mali faz história


Os Estados Unidos conquistaram no último final de semana o título do Mundial de Basquete masculino sub-19, disputado em Heraklion (GRE).

Foi o sétimo título dos norte-americanos na competição.

Mas não foi uma final fácil. Os Estados Unidos enfrentaram um surpreendente Mali, que foi a primeira seleção africana a chegar a final de mundial de basquete em qualquer naipe ou categoria. A melhor posição de uma seleção africana havia sido um 11º lugar e Mali tinha conseguido no máximo a 15ª colocação em 2007.

No caminho até a final, os malineses, que se classificaram em segundo lugar no seu grupo, derrotando Letônia e Canadá, perdendo apenas para a Austrália. Nas eliminatórias bateu Nova Zelândia, Porto Rico e uma vitória enorme sobre a França.

Na decisão, os norte-americanos chegaram a perder o primeiro quarto por 22-20, mas fecharam o primeiro tempo vencendo por 42-40. O terceiro quarto (31-15 EUA) fez a diferença e mesmo ganhando o último quarto, não deu para Mali, que perdeu por 93-79.

Cade Cunningham (USA) foi o cestinha dos vencedores, com 21 pontos.

Reggie Perry (USA) foi eleito o MVP do torneio e Mali conseguiu colocar dois jogadores na seleção do campeonato: Siriman Kanoute (MLI) e Oumar Ballo (MLI).

O Brasil não se classificou pois na época do Sul-Americano sub-17, em 2017, estava suspenso de competições internacionais.

Foto: FIBA

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes