Últimas Notícias

Coluna Nihonde wa Surto - Jidouhanbaiki são a cara do Japão


Por Luane Magalhães

Se perguntarmos por aí qual a coisa mais característica do Japão que lhe venha à cabeça, talvez a pessoa responda máquinas de venda, vendding machines, maquina automática vendas, não importa. O Japão e conhecido mundialmente por suas jidouhanbaiki, vendding machines.

E não é por acaso, estima-se que existam no arquipélago japonês mais de 5,52 milhões de máquinas (o Rio de Janeiro, por exemplo, tem 6,7 milhões de habitantes). Uma média impressionante de 1 máquina para cada atender a cada 23 habitantes conforme a Organização Nacional de Turismo. Em um comparação, no Brasil estimam-se em operação cerca de apenas 100 mil máquinas. As jidouhanbaiki começaram nos anos 50 com bebidas, até aí ok, foi igual no mundo mundo inteiro, mas em uma década as máquinas japonesas já haviam decolado. 

O item mais clássico vendido automaticamente nas máquinas é o cigarro. Conta-se que a primeira máquina de venda japonesa surgiu em 1888 e vendia cigarros. Porém, pode-se encontrar de tudo nelas, incluindo frutas frescas como bananas, comida tradicional e bebidas quentes e frias, alcoólicas ou não, quando estamos pensando em nossos estômagos. Porém, também se encontram brinquedos, mimos e até selos. Quem nunca surtou quando criança com uma máquina que vendia brinquedos a preço de moedas????

A baixa criminalidade e também a cultura de respeito pelos bens públicos e privados ajudaram na rápida expansão das jidouhanbaiki, pois elas não ficam instaladas apenas dentro dos estabelecimentos, elas ficam no lado de fora dos konbinis o tempo todo. Outro ponto positivo e que ajudou no crescimento do negócio é a fácil instalação e baixo custo de manutenção. 

Para encerrar, as máquinas também combinam muito bem com o gosto por tecnologia que é uma marca do povo japonês. Hoje, elas têm telas interativas e muito mais do que vender um produto, trazem informações como previsão do tempo, por exemplo. Elas sabem atrair e são confiáveis e eficientes. Como não amar quando se está com pressa? Obviamente, elas são muitas vezes ultra decoradas e fofíssimas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar