Pelé apoia proposta de mudança de nome estádio alagoano de 'Rei Pelé' para 'Rainha Marta'



Único estádio brasileiro a ter o nome de Pelé, pode mudar de nome para a alagoana mais famosa dos gramados. Um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Alagoas pretende mudar o nome do estádio 'Rei Pelé', localizado em Maceió, para 'Rainha Marta', prata em Atenas 2004 e Pequim 2008 e seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo

E Pelé, que dá nome ao estádio, já deu o seu aval para a mudança de nome. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele deu seu apoio: "A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração" Disse o rei do futebol, que anda tendo problemas no quadril e anda com dificuldade de locomoção.

Essa é a segunda vez que o projeto tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas. A primeira foi em 2008, quando ela foi aprovada pelos deputados, mas vetada pelo governador alagoano na época, Teotônio Vilela Filho, que alegou que seria uma descortesia com Pelé a mudança de nome.

Onze anos depois o tema volta a ser debatido na assembleia. Mas até o momento o atual governador Renan Filho não se pronunciou sobre o assunto. Mas mesmo sendo aprovada por deputados e pelo governador de Alagoas, a mudança pode não acontecer por conta de uma lei federal de 1977, que veta o nome de pessoas vivas em bens públicos

O Estádio Rei Pelé foi inaugurado em Maceió quatro meses após o tricampeonato mundial da seleção brasileira em 1970 - antes da lei federal ser criada e por isso o nome permaneceu  - com uma partida amistosa entre os Santos de Pelé e um combinado alagoano. Em 2010, Pelé também participou da reinauguração do estádio, dando o pontapé inicial.

Se a mudança for aceita, será a primeira vez que uma jogadora de futebol feminino nomeará um estádio de futebol profissional no Brasil.

foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes