COI afirma que cidades interessadas em sediar Olimpíadas deverão fazer um referendo primeiro


As cidades que estão interessadas em sediar Jogos Olímpicos terão que cumprir uma etapa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai pedir para que as cidades façam um referendo e que será analisado previamente por uma aprovação popular. O motivo da medida é por causa de desistência de metrópoles após divulgar interesse em sediar uma Olimpíada.

Segundo John Coates, líder de um grupo-trabalho instituído pelo comitê, os pedidos de referendos serão introduzidos na Carta Olímpica (estatuto do COI) e apreciados na assembleia desta semana e incorporados em breve.

"Não é irracional dizer que antes que consideremos uma cidade [candidata], é preciso que ela nos satisfaça e tenha o apoio público e do governo e, consistentemente com isso, se a cidade for de um país que exija referendo, procure o COI depois de fazê-lo. Nós não gostamos de aceitar cidades e depois elas desistirem" afirmou Coates. 

Vale lembrar que nove cidades abandonaram seus pleitos depois de fazerem consultas públicas nas últimas disputas para se tornar sede olímpica. O presidente do COI, Thomas Bach disse que a entidade não quer restringir o número de interessados, mas melhorar o processo.

foto: Reprodução

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes