Últimas Notícias

Seleção brasileira de Taekwondo encerra preparação para o Mundial da modalidade



A seleção brasileira de taekwondo encerrou na terça-feira, dia 30, o período de preparação para o Campeonato Mundial, que será realizado em Manchester, na Inglaterra, de 15 a 19 de maio. Os 16 atletas que estarão na competição realizaram um treinamento de campo de 10 dias no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. A ação serviu para ajustar os últimos detalhes, com treinamentos específicos e simulação de combates, antes da competição mais importante do ano e que distribui importantes pontos para o ranking olímpico.

“O treinamento serviu para gente focar ainda mais na competição que é muito importante na corrida para os Jogos Olímpicos. A cabeça está muito boa, foco cem por cento. Aproveitamos para melhorar alguns pontos, estudamos os adversários. Agora é bater de frente com os melhores do mundo e mostrar a nossa força”, disse Maicon Andrade, bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em 2018, os atletas do taekwondo conquistaram mais de 160 medalhas internacionais. Oito nomes - Edival Pontes “Netinho” (8º até 68 kg); Talisca Reis (10º até 49 kg); Ícaro Miguel (10º até 87 kg); Paulo Ricardo (11º até 54 kg); Valéria Rodrigues (14º até 46 kg); Maicon Andrade (15º acima de 87 kg); Milena Titoneli (16º até 67 kg); Henrique Precioso (16º até 74 kg) - estão entre os “20 melhores” no Ranking Mundial de abril da World Taekwondo.

“Esse treinamento foi muito proveitoso porque tivemos mais interação entre os atletas, formamos um verdadeiro time. Temos alguns dos melhores atletas do mundo aqui e foi bom para pegar um pouco da experiência deles. A estrutura foi ótima, tivemos tudo o que precisamos para treinar bem no mesmo lugar. Os treinadores nos ajudaram muito e acho que todo mundo está bem preparado para o Mundial”, afirmou Sandy Macedo, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. “Vai ser meu primeiro Mundial no Adulto, no meu primeiro ano de seleção, e terei uma gigantesca experiência. A expectativa é bem positiva. Estou indo para dar o meu melhor, incomodar mesmo e, se Deus quiser, trazer uma medalha para o nosso país”.

A medalha de Sandy em Buenos Aires é uma mostra dos bons resultados que a equipe vem conseguindo recentemente. A inspiração para elas está perto, mas fora da área de competição. Natália Falavigna, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e dona de quatro medalhas em Mundial, sendo ouro em 2005, acompanha de perto a preparação dos atletas da seleção, agora como coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo.

“A minha função hoje é fazer com que todos possam vir para o treinamento e focar no seu trabalho: os técnicos em pensar e dar os treinos, os atletas em entrar no tatame e dar o seu melhor, a equipe multidisciplinar ter material para dar o suporte o tempo todo. O COB está nos apoiando muito nas ações da área técnica, como treinamentos tanto do adulto como das categorias de base, viagens e campeonatos. Temos uma excelente equipe técnica. Os treinamentos de campo já têm um padrão e temos dado feedback para esses atletas nas áreas técnica, tática e física. E isso está se refletindo nos resultados internacionais que estamos tendo”, disse Falavigna.

Para a atleta mais vitoriosa do taekwondo brasileiro, não é difícil ser inspiração para a nova geração da modalidade. “Eu procuro fazer o meu trabalho com a mesma seriedade que eu levei minha carreira de atleta. O nível de exigência é alto na entrega para eles, assim como é quando cobramos o comprometimento deles. E os atletas têm correspondido. De um treino para outro, temos visto evolução grande no comprometimento, no cuidado com o peso, na parte de força. E, assim, vamos seguir evoluindo no cenário mundial”, completou Falavigna.

Confira abaixo os 16 atletas que estarão no Mundial de Taekwondo, em Manchester, de 15 a 19 de maio:

Até 46 kg – Valéria Rodrigues Santos – 27 anos – GO
Até 49 kg – Talisca Reis – 29 anos – PB
Até 53 kg – Nathalia Dinis Lima – 23 anos – SP 
Até 57 kg – Sandy Camila Macedo – 18 anos – SP
Até 62 kg – Caroline Gomes dos Santos – 20 anos – SP
Até 67 kg – Milena Titoneli Guimarães – 20 anos – SP
Até 73 kg – Paloma de Lima – 22 anos – SP
Acima 73 kg – Gabriele Siqueira – 25 anos – SP

Até 54 kg – Paulo Ricardo de Melo – 22 anos – RN
Até 58 kg – Eduardo Baretta – 18 anos – SC
Até 63 kg – João Victor Diniz – 18 anos – SC 
Até 68 kg – Edival Marques Pontes – 21 anos – PB
Até 74 kg – Henrique Precioso – 35 anos – AP
Até 80 kg – João Pedro Chaves – 27 anos – PR
Até 87 kg – Ícaro Miguel Soares – 23 anos – MG
Acima 87 kg – Maicon de Andrade Siqueira – 26 anos – GO

Foto: CBTKD

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar