Judocas brasileiros disputam Grand Slam em Baku, decisivo para formar seleção que vai ao Mundial


Depois de uma campanha com 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Judô, a seleção brasileira retorna ao Circuito Mundial IJF nesta semana em busca de mais pódios e pontos importantes na corrida olímpica. O desafio da vez será o Grand Slam de Baku, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Azerbaijão. A disputa será decisiva para os atletas do Brasil que almejam uma vaga no Campeonato Mundial de Judô, que será em Tóquio, no período de 25 a 31 de agosto de 2019.


Isso por que, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Judô, Baku será a última competição a dar pontos na classificação para Tóquio 2019, evento-teste para os Jogos Olímpicos. A CBJ levará ao último Mundial antes de Tóquio 2020 os 9 melhores brasileiros por gênero (feminino e masculino) no ranking mundial atualizado após o Grand Slam do Azerbaijão.    

Grande parte da equipe já encaminhou sua classificação, assegurando as primeiras posições no ranking ao longo das competições disputadas até aqui. Atualmente, Mayra Aguiar (78kg) lidera a listagem feminina, enquanto David Moura (+100kg) é o primeiro entre os homens. Quem ainda não está entre os 9 poderá buscar em Baku os pontos que faltam para entrar no time do Mundial 2019. 

Dessa forma, foram convocados para a disputa no masculino os judocas Felipe Kitadai (60kg/Sogipa/RS), Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/SP), Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros/SP), Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/RS), David Lima (73kg/Sogipa/RS), Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/SP), Rafael Macedo (90kg/Sogipa/RS) e Rafael Buzacarini (100kg/Paineiras do Morumby/SP). Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/SP), que também havia sido convocado, foi cortado da equipe após sofrer uma luxação no ombro direito durante treinamento.


Para a competição feminina em Baku, a CBJ levará Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/SP), Nathália Brígida (48kg/Sogipa/RS), Eleudis Valentim (52kg/EC Pinheiros/SP), Larissa Pimenta (52kg/EC Pinheiros/SP), Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/RJ), Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/RS), Ellen Santana (70kg/EC Pinheiros/SP), Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/RS) e Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/SP). 

Foto: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes