IAAF revoga status neutro de velocista russo teste positivo para uso de doping



O status do velocista russo Igor Obraztsov como atleta neutro foi revogado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) depois que ele não passou em um teste fora de competição.

A IAAF confirmou hoje que o Obraztsov, classificado em 169 no mundo nos 100 metros masculinos, não seria elegível para competir como neutro este ano "dependendo do resultado do processo disciplinar".

A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) suspendeu provisoriamente o atleta de 23 anos depois de ter testado positivo em 9 de abril.

A decisão de proibir Obraztsov, que tem como melhor tempo pessoal nos 100m apenas 10,33s, do seu direito de competir, reduz a quantidade de russos liberados para participar como neutros pela IAAF a 67.

A Federação Russa de Atletismo foi suspensa pela IAAF em novembro de 2015, quando a Agência Mundial Antidoping encontrou evidências por meio de uma Comissão Independente de doping e acobertamento patrocinados pelo Estado.

A proibição já foi estendida 10 vezes pelo Conselho da IAAF.

O pagamento acordado dos custos incorridos pela IAAF e a análise dos dados agora fornecidos pelo Laboratório de Moscou podem revogar a proibição da Rússia.

Após a suspensão inicial, os atletas russos perderam a chance de competição nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Desde então, os atletas russos que atendem a um rigoroso conjunto de critérios atualmente têm permissão para competir como "Atletas Neutros Autorizados".

Eles devem provar que estão limpos, mostrando evidências de sua história de testes anti-doping.

Um total de 15 pedidos foram rejeitados este ano.

Foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes