Últimas Notícias

Definidos oito atletas da equipe de Luta do Brasil para Lima 2019


Os principais atletas do país disputaram no último sábado (18/05) o Campeonato Brasileiro de Luta 2019, realizado na Arena 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Além dos campeões nacionais, o torneio apontou oito dos nove atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. São eles: Angelo Moreira no estilo greco-romano até 77kg, Daniel Nascimento até 57kg e Antoine Jaoude até 125kg no estilo livre; Kamila Barbosa até 50kg, Camila Fama até 53kg, Giullia Penalber até 57kg, Lais Nunes até 62kg e Aline Silva até 76kg. A última vaga brasileira para Lima será decidida entre Joilson Júnior e Kenedy Pedrosa. Joilson ganhou os Jogos Sul-americanos e classificou a categoria até 67kg do estilo greco-romano, mas não pode lutar o Brasileiro por motivos médicos. Joilson fará uma seletiva* contra o campeão nacional Kenedy para definir quem vai ficar com o último lugar na delegação brasileira para os Jogos da capital peruana. 

O torneio marcou o retorno de Aline Silva, ouro até 76kg, que ficou um ano de fora das competições nacionais. Primeiro por causa de uma trombose e depois porque passou por uma cirurgia no joelho direito.

“Foi muito especial voltar, conquistar o título Brasileiro, confirmar a vaga que conquistei nos Jogos Sul-americanos e poder ver que ainda sou a mesma Aline de sempre. Neste momento preciso lutar o máximo de torneios possíveis antes dos Jogos Pan-americanos e ainda esta semana vou viajar para Itália para disputar o torneio Internacional de Sassari”, afirmou a vice-campeã mundial em 2014 e atleta olímpica dos Jogos Rio 2016.

A campeã dos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, Joice Silva, também retornou. Depois de uma pausa de dois anos na carreira para ser mãe, a carioca regressou aos tapetes na divisão até 62kg e enfrentou a atual campeã pan-americana e quinta colocada do ranking mundial, Lais Nunes. Um verdadeiro duelo de campeãs, vencido por Lais pelo placar de 9 a 7 depois da goiana radicada em São Paulo quase sofrer o encostamento. No fim do combate as duras foram bastante aplaudidas pelos presentes.

Entre os homens, o destaque ficou por conta de Antoine Jaoude. Aos 42 anos, Jaoude venceu Davi Albino na categoria até 125kg. Davi, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto na categoria até 97kg, trocou de peso e estilo para disputar o Brasileiro. Antoine venceu os dois combates que teve contra Davi, 4 a 3 e 4 a 1 e assegurou a vaga. Angelo Moreira conquistou o décimo título nacional e também confirmou a sua primeira participação nos Jogos Pan-americanos na divisão até 77kg do estilo greco-romano.

“É difícil se manter no topo de uma categoria por dez anos e atribuo isso aos esforços do treino. Em 2011, antes da seletiva para os Jogos de Guadalajara, estourei o peso e acabei não indo para aquela competição. A classificação para Lima é algo muito especial e fruto de dedicação e amor ao esporte", disse o mineiro Angelo.

Duas vagas para os Jogos Pan-americanos decididas em seletivas
Aline, Angelo, Antoine, Giullia, Kamila e Lais confirmaram seus lugares em Lima com o título nacional. Mas, em duas categorias, os atletas que conquistaram a vaga nos Jogos Pan-americanos tiveram que decidir a vaga em uma seletiva realizada logo após o encerramento do Brasileiro. Gracyenne Helena, até então titular na categoria até 53kg, viu Camila Fama ser campeã nacional. Na seletiva melhor de três, Camila venceu e vai representar o Brasil em Lima. Já o amazonense Daniel Nascimento, viu o conterrâneo David Moreira conquistar o campeonato na categoria até 57kg do estilo livre. Na seletiva para a vaga dos Jogos Pan-americanos, Daniel venceu a melhor de três contra David por 2 a 0 e manteve a titularidade na divisão de peso.

A Confederação Brasileira de Wrestling definirá local, data e horário da seletiva entre Joilson Júnior e Kenedy Pedrosa para definir o grequista brasileiro na categoria até 67kg.

Foto; CBW

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar