Mundial de Hóquei no Gelo Feminino 2019 - Último dia: Estados Unidos campeão pela nona vez


Estados Unidos e Finlândia decidiram neste domingo (14) em Espoo (FIN) o título do Mundial de Hóquei no Gelo Feminino. E a partida teve todos os ingredientes de uma decisão. No tempo normal, o jogo terminou em 1 a 1, com os dois gols saindo no segundo período. As americanas saíram na frente, com gol de Pankowski, enquanto as finlandesas empataram com Tapani. 

Na prorrogação, a Finlândia marcou um gol, que daria o título inédito para o país, porém o gol foi anulado após a revisão de vídeo. Com isso, o tempo-extra terminou em 0 a 0 e a decisão foi para o shootout, em que as americanas foram mais competentes, marcando 2 a 1 e conquistando o 9° título de sua história, o quinto de forma consecutiva.

A medalha de bronze ficou com o Canadá, que na decisão do terceiro lugar goleou a Rússia por 7 a 0, com gols de Spooner, Bourbonnais, Johnston, Gabel (2), Rattray e Ambrose. Esta medalha veio com gosto amargo para as canadenses, que pela primeira vez na história dos Mundais não chegaram a uma final.

Estados Unidos e Finlândia dominaram a seleção do torneio, com três atletas cada. A finlandesa Raty foi eleita a melhor goleira, a finlandesa Hiirikoski e a americana Barnes foram eleitas as melhores defensoras e as americanas Coyne Schofield e Knight e a finlandesa Karvinen foram eleitas as melhores atacantes. A defensora finlandesa Hiirikoski foi eleita a melhor jogadora da competição.

A americana Knight foi a maior pontuadora da competição, com 11 pontos, sendo 7 gols (artilheira do torneio) e 4 assistências. 

No próximo mês será a vez do Mundial de Hóquei no Gelo Masculino, que será disputado entre os dias 10 e 26 de maio na Eslováquia.

Foto: IIHF

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes